13/10/2021 15h50

Na reunião foram discutidas ações do Poder Público em favor de refugiados.

Na manhã desta quarta-feira (13), a vereadora Fernanda Garcia (PSOL) participou, na sede da Secretaria de Educação (SEDU), de uma reunião junto com a coordenadora do Instituto Kayton em Ação, Carla Cristina Portela, e com o secretário municipal de educação, Marcio Carrara. No encontro, foram discutidas medidas de acolhimento à população haitiana e outros refugiados em Sorocaba.

A SEDU foi procurada para solicitar apoio com ações educacionais. De acordo com a coordenadora do Instituto, uma das principais dificuldades dos assistidos é o aprendizado do idioma, barrando, muitas vezes, o ingresso em programas sociais e mercado de trabalho.

“O instituto atende, hoje, 458 famílias. A fonte de recursos deles é a realização de bazares e doações. É necessário que o Poder Público também faça a sua parte. Nesta reunião discutimos a necessidade da participação da Prefeitura com medidas de integração que promovam a dignidade para essas pessoas”, explica a vereadora Fernanda Garcia.

A reunião é um fruto de um encaminhamento da Audiência Pública promovida no dia 29 de setembro, pela Comissão de Cidadania, Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Discriminação Racial da Câmara, a qual a vereadora é integrante.

(Assessoria de Imprensa - vereadora Fernanda Garcia/PSOL)