04/10/2021 08h05
Facebook

De autoria da Mesa Diretora, a Resolução nº 495 foi publicada no Jornal do Município ​

A Câmara Municipal de Sorocaba passará a contar com o Laboratório de Inovação (LabLeg Sorocaba), vinculado à Mesa Diretora, com objetivo de fomentar a cultura de inovação, promover o espaço institucional com a melhoria dos processos existentes, o aumento da produtividade e a criação de soluções inovadoras, com ênfase na aproximação entre o Poder Legislativo e os cidadãos. É o que estabelece a Resolução nº 495, de autoria da Mesa Diretora, publicada no Jornal do Município, na sexta-feira, 1º de outubro.

De acordo com a resolução, o Laboratório de Inovação é “um espaço lúdico de interação, experimentação e criação conjunta”, com a colaboração ativa de parlamentares e servidores e pautado, entre outras, pelas seguintes diretrizes:  utilização otimizada dos recursos já existentes; observação do impacto no usuário final do serviço; forte colaboração e integração entre os participantes; transparência de dados; visão multidisciplinar sobre os problemas; flexibilização e desburocratização. 

Entre as atribuições do LabLeg Sorocaba destacam-se: apoio às unidades da estrutura administrativa da Câmara em busca de soluções para problemas complexos; estabelecimento de canais e realização de eventos e ações para compartilhamento de conhecimento e ideias; conexões com centros de inovação em nível internacional, federal, estadual e municipal; elaboração de projetos relativos à Agenda 2030 da ONU de desenvolvimento sustentável; promoção de cursos e treinamentos em parceria com a Escola do Legislativo de Sorocaba; realização de consultas públicas em temas inerentes à sua atuação, para favorecer a gestão participativa e a participação cidadã; incentivo a grupos de pesquisa voltados à difusão de conhecimentos técnicos especializados na área legislativa. 

A coordenadoria do Laboratório de Inovação será composta por cinco servidores do quadro permanente da Câmara Municipal, indicados pela Presidência da Mesa Diretora, que não terão nenhum acréscimo ou prejuízo em sua remuneração. O LabLeg Sorocaba deverá manter reunião mensal, de forma presencial ou remota, com os membros para definição das atividades e proposições para serem submetidas à presidência da Mesa Diretora. Os projetos desenvolvidos que apresentarem resultados ou forem aprovados para a devida aplicação em ambiente produtivo deverão ser preparados e documentados para que possam ser transferidos de forma harmônica à equipe técnica que irá sustentá-lo em sua operação. A resolução prevê prazo de 60 dias para implantação do Laboratório de Inovação na Casa.