Os vereadores Luis Santos, Dylan Dantas e Vinícius Aith prestigiaram o evento, ao lado do prefeito municipal, deputados estaduais e outras autoridades
Vereador Luis SantosA solenidade de implantação da Escola Cívico-Militar em Sorocaba contou com a participação dos vereadores Dylan Dantas (PSC), presidente da Comissão de Educação e Pessoa Idosa, Luis Santos (Republicanos) e Vinícius Aith (PRTB). O evento ocorreu na manhã de segunda-feira, 17, na Escola Municipal Matheus Maylasky, unidade de ensino escolhida para implantação do projeto, com as presenças do prefeito Rodrigo Manga; do secretário de Educação, Márcio Carrara; dos deputados estaduais Tenente Coimbra (PSL) e Douglas Garcia (PTB); do capitão de Mar e Guerra da Marinha, Antonio Carlos Mendes, que será o oficial de gestão da escola, e demais militares da reserva que irão participar de sua gestão.
Presidente da Comissão de Educação da Câmara e coordenador municipal da Escola Cívico-Militar de Sorocaba, o vereador Dylan Dantas (PSC) destacou que Sorocaba será a primeira cidade do Estado de São Paulo a ser contemplada com o programa do Governo Federal. “Quando falamos de Escola Cívico-Militar, estamos falando de civismo, excelência e formação de cidadãos. Temos muitos jovens perdidos no mundo das drogas, da violência, do crime, por isso Vereador Dylan Dantasprecisamos muito fomentar ações como essa. Essa iniciativa é fruto do trabalho do Movimento Conservador, que, já na gestão passada, juntamente com o vereador Luis Santos e com os pais e mães de alunos, colheu assinaturas, tentou acordo com o Ministério Público e coordenou o trabalho para enfrentar a judicialização desse projeto”, afirmou.
Formação de cidadãos – O vereador Luis Santos afirmou se sentir “profundamente emocionado” por participar da implantação da Escola Cívico-Militar, após ter “quase ter ultrapassado os umbrais da eternidade, devido à Covid-19”, da qual foi acometido no ano passado, e agradeceu a Deus por ter podido testemunhar a implantação do projeto pelo qual vinha lutando desde seu mandato anterior. “Parabéns às ‘Mães do Maylasky’, que assim ficaram conhecidas pela sua coragem e pelo seu empenho em transformar essa escola numa Escola Cívico-Militar. Nós lutamos por uma Sorocaba cada dia melhor para se viver e isso significa princípios, valores, respeito. Não precisamos de militantes na escola, mas de cidadãos e cidadãs sendo formados para o bem. Hoje, temos a ameaça das drogas fora das escolas, mas também temos a ameaça da droga da ideologia dentro da escola”, afirmou.
Vereador Vinícius AithO vereador Vinícius Aith, ao abrir seu pronunciamento na solenidade, pediu uma salva de palmas para os pais dos alunos da Escola Matheus Maylasky pela “luta incansável” para que a escola integrasse o projeto das Escolas Cívico-Militares do Governo Federal, através do Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Defesa. “A vitória não é nossa, a vitória é de vocês, é de Sorocaba, que ganha mais disciplina, que ganha mais respeito. Os jovens enfrentam muitas dificuldades, muitos estão se perdendo nas drogas, não respeitam mais os pais. A Escola Cívico-Militar vai trazer valores, como disciplina e respeito, para garantir o futuro de nossos jovens”, afirmou.
O prefeito Rodrigo Manga parabenizou o vereador Luis Santos pela luta que desenvolveu desde seu mandato anterior em prol da Escola Cívico-Militar e os demais vereadores, deputados, assim como todos os demais envolvidos no trabalho em prol da implantação da escola. “Os militares da reserva estão vindo somar com a escola, trazendo sua experiência e valores como disciplina e respeito”, enfatizou o prefeito ao encerrar a solenidade de implantação da Escola Cívico-Militar na Escola Municipal Matheus Maylasky, que, de acordo com informações da Prefeitura Municipal, conta com 875 estudantes, sendo 423 dos anos finais do Ensino Fundamental. O Programa Nacional da Escola Cívico-Militar é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa. (Com fotos da Secom da Prefeitura Municipal.)