27/04/2021 09h36
Facebook

A solenidade de abertura do edital para contratação de vigias para as escolas aconteceu na Escola Municipal Inês Rodrigues Cesarotti, no Jardim Bonsuc

Vereadores participam de lançamento de edital pelo prefeito Rodrigo Manga (Foto da Secom da Prefeitura Municipal)Vereadores da Câmara Municipal de Sorocaba prestigiaram a solenidade de abertura do edital para a contratação de vigias para escolas municipais, realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Educação e da Secretaria de Segurança Urbana, além do chefe do Executivo, na tarde de segunda-feira, 26, na Escola Municipal Inês Rodrigues Cesarotti, no Jardim Bonsucesso, na Zona Norte da cidade.

Os vereadores Cícero João (PTB), Cristiano Passos (Republicanos), Fausto Peres (Podemos), Luis Santos (Republicanos), Vitão do Cachorrão (Republicanos), o líder de governo na Câmara, vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), e o presidente da Comissão de Educação, vereador Dylan Dantas (PSC), estiveram presentes na solenidade, que contou com a presença do prefeito Rodrigo Manga e dos secretários Márcio Carrara (Educação), Vitor Gusmão (Segurança Urbana) e Fernanda Burattini (Comunicação).

De acordo com informações da Secretaria de Educação, o investimento na contratação de vigias para as escolas municipais será de cerca de R$ 5 milhões, resultando na instalação, inicialmente, de 50 postos de vigias com quatro turnos de trabalho para garantir 24 horas de segurança, o que significa um total de 200 vigias. A primeira etapa do programa será de seis meses, podendo ser prorrogado e ampliado para 70 postos. As escolas serão atendidas com base em levantamento da Secretaria de Segurança Urbana. Devido aos trâmites burocráticos, a previsão é que o programa seja iniciado dentro de aproximadamente 30 dias.

Fala dos vereadores – O líder do governo na Câmara, vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), foi enfático: “Como pode uma escola, que é um templo sagrado, que forma o povo brasileiro, ser depredada como vem sendo. Isso fere a nossa alma. E só há uma forma de combater isso: com mais educação”. O vereador Luis Santos (Republicanos) também lamentou que escolas sejam vandalizadas, quando deveriam ser cuidadas e preservadas, e enalteceu a união de todos no sentido de superar esse problema com a contratação de vigias para as escolas.

O vereador Vitão do Cachorrão (Republicanos), que desde seu primeiro mandato defende a implantação de zeladores nas escolas, disse que a solenidade significa um “dia de vitória”, levando mais segurança para as escolas municipais. “Apresentei meu projeto por mais segurança nas escolas há quatro anos, toda a Câmara aprovou, mas nenhum prefeito pôs a caneta para efetivar essa proposta. Agora, o prefeito Rodrigo Manga está de parabéns por tomar essa iniciativa”, enfatizou.

O vereador Fausto Peres (Podemos) lamentou que seja preciso contratar vigias para as escolas, quando o correto seria que não houvesse depredação e roubo dos prédios escolares. “Poderíamos estar investindo em mais recursos para a educação, como lousas digitais para nossas escolas, mas, infelizmente, temos que investir na contratação de vigias. Por outro lado, essa medida é muito importante para que acabe o vandalismo nas escolas”, afirmou.

Comissão de Educação – O vereador Dylan Dantas (PSC), presidente da Comissão de Educação, contou que, antes mesmo de ser vereador, desde 2010, vinha acompanhando a demanda por mais segurança nas escolas, que vinham sendo objeto de constantes roubos e vandalismos. Para ele, a decisão da Prefeitura de contratar vigias para as escolas reflete a união entre Executivo e Legislativo no sentido de buscar soluções para os problemas da cidade.

O vereador Cícero João (PTB) destacou que a iniciativa de colocar vigias nas escolas já deveria ter acontecido há muito tempo, mas, no seu entender, faltou coragem às administrações anteriores para implementar a medida. O parlamentar enfatizou que o programa irá levar mais segurança para a comunidade escolar, que vem padecendo com os problemas de roubo e vandalismo.

O vereador Cristiano Passos (Republicanos) relatou vários casos de depredação nas escolas, como a que ocorreu recentemente numa escola do Habiteto, e enfatizou que “o ambiente da educação é sagrado” e que “se houvesse uma preocupação verdadeira com a educação, a iniciativa agora adotada pela Prefeitura já teria sido adotada há muito mais tempo”.

Números do vandalismo – O prefeito Rodrigo Manga destacou que a Câmara Municipal tem um papel fundamental em defesa da educação e atuou de forma enfática para garantir mais segurança nas escolas. “Somente esta escola, nos últimos dois anos, foi invadida 30 vezes. Em 2021, já tivemos 136 invasões até agora. Em 2020, foram 303; em 2019, foram 252”, contabilizou o prefeito, ao justificar a contratação de vigias.

O prefeito observou que, muitas vezes, os próprios profissionais da educação se vêm obrigados a tirar dinheiro do bolso para acudir minimamente as escolas depredadas e continuar dando aula. E fez questão de destacar que a solenidade estava sendo realizada com um gerador do Saae, uma vez que a escola estava às escuras, por ter sido depredada. “Fizemos questão de realizar essa solenidade aqui para mostrar essa realidade. Esta escola está num breu total, sem segurança, mas a partir de agora passará a ter vida”, finalizou.

Ao término da solenidade, o prefeito Rodrigo Manga, acompanhado pelos vereadores presentes, assinou o ofício para a publicação do edital de abertura para a contratação de vigias para as escolas municipais.