21/06/2012 13h12

Proposta de Francisco França (PT) foi uma das matérias aprovadas na sessão ordinária desta quinta

Foi aprovado em definitivo na sessão ordinária desta quinta-feira, 20, o projeto de lei de Francisco França (PT) que prevê a instalação de caixas eletrônicos em altura reduzida nas agências bancárias de Sorocaba.

Segundo o projeto, as agências do município que contarem com caixas eletrônicos para autoatendimento deverão disponibilizar aos clientes pelo menos um terminal com tela e teclado para ser utilizado por usuários cadeirantes e pessoas de baixa estatura.

Da mesma forma, outro projeto de França aprovado nesta quinta prevê a criação da Comissão Pró-Construção do Monumento em Homenagem a Nossa Senhora Aparecida. O projeto autoriza o prefeito Vitor Lippi a constituir a comissão com a finalidade de elaborar estudos para construção do monumento em Aparecidinha. Duas vezes ao ano uma romaria de fiéis segue para o bairro em louvor a Nossa Senhora Aparecida.

Também foi aprovado em definitivo o Projeto de Resolução nº 3 de autoria da Comissão de Justiça que altera o Regimento Interno sobre o parecer das comissões permanentes da Casa. Segundo o projeto, nas sessões extraordinárias passam a ser aceitos os pareceres com assinatura da maioria dos membros, ou seja, de dois dos três vereadores que compõe cada comissão.

Já o projeto substitutivo à proposta original, de autoria do vereador José Crespo (DEM) e que exigia assinatura de todos os membros presentes, foi arquivado a pedido do autor.

Os vereadores aprovaram ainda o projeto de Neusa Maldonado (PSDB) que declara de Utilidade Pública a Associação de Moradores e Proprietários do Jardim Piazza de Roma I e II, Jardim Tulipas e Adjacências.

E com três emendas, foi aprovada em segunda discussão a proposta de José Crespo (DEM) que versa sobre a proibição da venda e a distribuição de bebidas alcoólicas nas vias e logradouros públicos municipais. A proposta recebeu três emendas do vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB).

A primeira emenda do vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB) exclui da determinação as entidades filantrópicas, assistenciais e culturais que promovem eventos para angariar verbas; já a segunda emenda do vereador exclui o termo “prédios públicos” do projeto original, e a terceira emenda, também de Yabiku, exclui o Art. 3º do projeto que estende a proibição a eventos realizados ou autorizados pela prefeitura, Saae e Urbes. Como recebeu emendas, o projeto segue para a Comissão de Redação.

Em primeira discussão, os vereadores aprovaram o projeto de Rozendo de Oliveira (PV) que declara de utilidade pública a “Associação Meninos Tropeiros De Sorocaba” e o projeto de Izídio de Brito (PT) institui o “Dia Da Trabalhadora e Trabalhador Psicólogo”, a ser comemorado anualmente em 27 de agosto em cerimônia na Câmara.

Já o Projeto de Lei n. 179/2012, do vereador José Crespo (DEM) sobre a denominação de Palácio dos Tropeiros “Fernando Dini Neto” ao Paço Municipal foi rejeitado.