18/06/2012 14h38

Em sessão solene realizada na noite desta sexta-feira, 15, o ex-locutor e ex-narrador esportivo Osmar Santos foi agraciado com o título de Cidadão Sorocabano, por iniciativa do vereador José Francisco Martinez (PSDB), presidente do Legislativo.

Nomes ligados ao esporte como o ex-jogador do São Paulo e da Seleção Brasileira de futebol, Ademir de Barros – o Paraná; o ex-São Bento, Palmeiras e Barcelona, Marinho Perez; o presidente do Panathlon Club de Sorocaba, Pedro de Souza e o vice-presidente do Atlético de Sorocaba, Maurício Baldini, prestigiaram a homenagem a um dos principais locutores da história do país.

Osmar Santos, que depois do acidente que o afastou das narrações começou a pintar quadros, expôs algumas obras no saguão da Câmara. Por iniciativa de um grupo que tem a frente personalidades como o apresentador Fausto Silva, uma campanha defende que a bola oficial a ser utilizada na Copa de 2014 no Brasil seja batizada como nome de “gorduchinha”, em referência ao jargão criado pelo radialista.

Em apoio à campanha, a deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB), entregou a Osmar Santos uma cópia de um abaixo assinado, elaborado pela parlamentar, com a assinatura de 82 deputados estaduais. O documento foi enviado, juntamente com um ofício, ao Presidente da CBF, José Maria Marin; ao Ministro dos Esportes, Aldo Rabelo; ao ex-jogador e deputado estadual do Rio de Janeiro, Bebeto, que também faz parte da iniciativa; para a FIFA e para o Presidente da Adidas Brasil, Fernando Basulado, uma das patrocinadoras da Copa.

Na cerimônia, José Francisco Martinez recebeu um diploma de “Mérito Histórico e Cultural” da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História, que fica na capital e foi representada pela artista plástica e curadora Wânia Rodrigues, amiga e convidada de Osmar Santos para participar da sessão e da exposição dele na Câmara. Os vereadores Anselmo Neto (PP), Vitor do Super José (PRP), Luis Santos (PMN) e Cel. Rozendo Oliveira (PV), também participaram da solenidade.