17/05/2012 09h44

José Crespo (DEM) apresentou ontem, aos meios de comunicação, uma contestação prévia à representação que o vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB) protocolou contra o parlamentar na Comissão de Ética nos seguintes termos:

"Tenho certeza de que não quebrei o decoro parlamentar, pois a frase apontada por Yabiku foi apenas um trocadilho, perfeitamente explicado logo depois (mas o colega Yabiku, maldosamente, vem divulgando e se apegando apenas a essa primeira frase). O contexto completo da minha fala foi: Yabiku quebrou a palavra empenhada, tentando prejudicar a população (na aprovação do projeto do IPTU Progressivo, que combate os terrenos baldios cheios de mato e bichos), portanto ‘amarelou’, se acovardou, e esse comportamento destoa da nobreza da raça amarela e do código de conduta dos antigos samurais. A minha defesa perante a Comissão será apenas a transcrição do DVD daquela sessão, onde tudo está muito claro para o examinador imparcial. O colega Yabiku, infelizmente, terá que responder pelo excesso doloso e pela exploração do debate, com interesses nitidamente partidários e eleitoreiros.”

Para Crespo, “com certeza não houve qualquer ofensa racial. Quem desrespeitou a nação japonesa foi o próprio colega Yabiku, quando distorceu minhas afirmações, por que teve a idéia de fazer cartaz na colônia às minhas custas, na velha estratégia política de criar uma ‘ameaça externa’ para tentar recuperar os apoios que ele perdeu nestes últimos anos".

(Assessoria de Imprensa – Vereador José Crespo – DEM)