16/05/2012 16h06

Nesta quinta-feira

Pelo quarto ano consecutivo, a Câmara Municipal de Sorocaba realizará na noite desta quinta-feira (17), a audiência pública "Luta Antimanicominal", em homenagem ao 18 de maio, data em que se comemora o movimento nacionalmente. A discussão está prevista para iniciar às 19h, no plenário da Casa de Leis.

A audiência, organizada pelo Fórum de Luta Antimanicomial de Sorocaba (Flamas) e marcada por iniciativa do vereador Izídio de Brito Correia (PT) deverá contar com a participação de representantes do Conselho Nacional de Saúde, das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde e do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, entre outras entidades.

Na ocasião, serão discutidos os avanços na área de saúde mental em nosso município, baseados na aplicação da Lei 10.216, de 1990, por parte do Poder Executivo sorocabano. A lei trata da assistência em saúde mental prestada, privilegiando o oferecimento de tratamento em serviços de base comunitária, dispondo sobre a proteção e os direitos das pessoas com transtornos mentais.

O movimento da Luta Antimanicomial foi fundado em 1987, quando foi firmado o compromisso em realizar manifestações com o intuito de mostrar e conscientizar a população brasileira de que é possível a recuperação de pacientes sem a existência de hospitais psiquiátricos.

A saúde mental em Sorocaba

Sorocaba está sendo investigada pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República desde o ano passado, devido ao alto índice de mortes de pacientes nos hospitais psiquiátricos, apresentado em levantamento feito pelo Flamas.

De acordo com a pesquisa, a média de óbitos nos sete hospitais psiquiátricos privados de Sorocaba, Piedade e Salto de Pirapora é de 3,03 mortes por mês para cada mil internos, enquanto a média nos outros 19 grandes hospitais psiquiátricos do Estado não passa de 1,38 óbitos por mês para cada mil internos.

O atendimento prestado nas unidades também foram investigadas pela Câmara Municipal, depois da denúncia apresentada pelo Flamas, através de uma Comissão Especial presidida pelo vereador Izídio no ano passado. “Em nosso relatório, apresentamos propostas para a melhoria no serviço prestado nos hospitais psiquiátricos e em toda a rede pública de Sorocaba. Durante a audiência, pretendemos cobrar do Executivo o que foi feito até então”, conta o vereador petista, que é autor de diversas emendas e propostas apresentadas desde 2009 para a implantação da rede substitutiva em Sorocaba, todas baseadas na lei 10.216.

Assessoria de Imprensa – Vereador Izídio de Brito (PT)