09/05/2012 10h58

O vereador José Crespo (DEM) protocolou um projeto de decreto legislativo solicitando que seja oferecida a Comenda Referencial de Ética e Cidadania ao aposentado Francisco Moreira de Campos, popularmente conhecido como “Chico do Rio”. A proposta deve ser debatida pela Câmara de Sorocaba nos próximos dias.

Autor da lei que instituiu a comenda no município, Crespo escolheu “Chico do Rio” para receber a homenagem por causa de sua “constante luta para que o rio Sorocaba seja um patrimônio preservado”. “Ele é conhecido na cidade por dedicar a vida à luta pela preservação dos recursos naturais, organizando abaixo-assinados ou manifestos com esta finalidade”, ressaltou o vereador.

Prestes a completar 80 anos, “Chico do Rio” continua engajado na questão ambiental. Até hoje faz uso de cartaz no pescoço como forma de protestar e mostrar que é um cidadão ativo nas situações políticas; frequenta as sessões do legislativo sorocabano e mantém-se ativo nas discussões que envolvem o município.

“Chico do Rio” atuou como tesoureiro, no final da década de 1950, da União dos Servidores Públicos de Sorocaba, que mais tarde se tornaria o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. Durante a Ditadura Militar, acabou sendo preso por tentar ajudar a classe trabalhadora. “Porém, nunca perdi a fé, tampouco a força em continuar acreditando e lutando por aquilo que sempre busquei: preservar nossas árvores, nosso verde, nosso rio”, ressaltou o aposentado.

A Comenda Referencial de Ética e Cidadania é concedida a cidadãs e cidadãos sorocabanos que se tornem referência social por atitudes de bravura nos campos da ética e da cidadania.

(Assessoria de Imprensa – Vereador José Crespo – DEM)