20/04/2012 14h02
 

          Através de requerimento, o vereador José Francisco Martinez (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, questiona o Executivo sobre o cumprimento da Lei nº 8.419, de autoria do parlamentar, sancionada desde 2008, que dispõe sobre a implantação de grades nas bocas de lobo existentes no município.

 

         No documento Martinez relata a preocupação com o acúmulo de lixo nos bueiros da cidade e, consequentemente, com a possibilidade de enchentes causadas pelo entupimento no sistema de drenagem de águas pluviais. “Na capital a prefeitura gasta cerca de 110 milhões de reais por ano, retirando cerca de cinco mil caminhões de sujeira nos bueiros e nem assim consegue dar conta da demanda, por isso testemunhamos tantas inundações”, argumenta o vereador.

 

          Se a lei de autoria do presidente da Câmara fosse posta em prática, todas as bocas de lobo contariam com proteção contra os mais diversos tipos de lixo que entopem o sistema de escoamento d’água sob a manutenção do Saae, reduzindo drasticamente os pontos de alagamento em Sorocaba.

 

          Por conta disso, Martinez cobra uma resposta em relação ao que tem sido feito a respeito, desde a vigência da lei, bem como sobre eventuais despesas com limpeza de bueiros e sobre a existência ou não de orçamento para a instalação das referidas grades, como determina a legislação do município.