20/04/2012 13h14

Marinho Marte (PPS) observa que a violência contra a mulher ocorre principalmente no período noturno e finais de semana.

O vereador Marinho Marte (PPS), por meio de requerimento aprovado na Câmara Municipal e encaminhado às autoridades máximas da Polícia Civil no município, está defendendo a implantação da “Delegacia de Defesa da Mulher 24 Horas” em Sorocaba. O vereador, através do requerimento, sugere ao delegado Weldon Carlos da Costa, titular do Deinter-7, e ao delegado André Moron, titular da Delegacia Seccional de Sorocaba, que seja estudada a possibilidade de implantação da referida delegacia.

O vereador cita estudo da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República mostrando que houve um crescimento de cerca de 110% nas denúncias de violência doméstica após a promulgação da Lei Maria da Penha. “E grande parte dos casos de violência contra a mulher ocorre justamente no período noturno e nos finais de semana, obrigando as vítimas a registrarem boletim de ocorrência nos plantões das delegacias comuns, onde são registrados os mais variados tipos de crimes, o que é constrangedor para elas”, observa Marinho Marte.

O vereador observa que a defesa de delegacias da mulher funcionando 24 horas é uma das reivindicações 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, realizada em Brasília, em dezembro do ano passado. “Cidades como São Paulo e Curitiba já contam com Delegacia da Mulher 24 horas”, afirma Marinho Marte, acrescentando que também tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei, já aprovado nas comissões da Casa, que prevê a implantação dessas delegacias em todo o país.