20/04/2012 13h04

Projeto de lei apresentado pelo vereador Francisco França, líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara Municipal de Sorocaba, propõe implantação de temporizadores nos semáforos equipados com radares nos principais pontos de tráfego do município.

De acordo com o autor da proposta, a intenção é evitar acidentes causados por motoristas, que ao avistarem o sinal amarelo, freiam os veículos bruscamente, provocando acidentes que colocam em risco condutores e pedestres. Ocorrência esta que é comum no trânsito. Com o temporizador, é possível o motorista visualizar com facilidade o tempo que resta para efetuar o cruzamento.

“Sem contar que os motoristas de veículos longos, como ônibus e caminhões terão mais confiança ao cruzar os semáforos, sem se preocupar com a possibilidade de serem multados”, explicou o parlamentar.

França diz ainda, que o projeto não trará custo extra ao município, pois o Código de Trânsito Brasileiro – (CTB), autoriza que o dinheiro arrecadado pelo município com multas seja empregado em melhor infraestrutura de trânsito. Dados divulgados no site da Urbes – Trânsito e Transportes, demonstram que no último quadrimestre (01/09 a 31/12) do ano passado, o município arrecadou mais de R$ 4,3 mil com multas.

O projeto agora segue para receber pareceres da Assessoria Jurídica e Comissões Permanentes do Legislativo.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Francisco França – PT)