20/04/2012 12h54

Proposto por Irineu Donizeti (PRB), Sorocaba passa a ter um Dia Municipal de Conscientização da Violência contra o Idoso; a data deverá ser comemorada anualmente no dia 15 de junho, como estabelece a Lei nº 10.038 publicada no Jonral do Município desta sexta-feira, 20. Na ocasião a Prefeitura deverá realizar campanhas educativas nas escolas, além de estimular outras campanhas de conscientização social.

A data escolhida é a mesma definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência a Pessoa Idosa como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrada pela primeira vez em 2006.

O obejtivo da nova lei é ampliar o debate entre os órgãos públicos e a sociedade civil  sobre o tema. “É preciso romper o pacto do silêncio, já que os diversos atos de violência cometidos, em sua grande maioria, sequer tornam-se conhecidos pelos mais próximos”, destaca Irineu Toledo.

O vereador lembra que os maus-tratos não se resumem em violência física, mas em inúmeras outras formas como psicológica, moral, sexual, familiar e social, entre outras resultantes de omissão e negligência. “A violência contra a pessoa idosa é uma violação dos direitos humanos, além de fator causador de lesões, doenças, isolamento e falta de esperança, e em sua grande maioria provocada no próprio seio familiar”, afirma o vereador.