17/04/2012 16h38

Luis Santos (PMN) enfatizou a importância desse modelo de justiça, num encontro que contou com várias outras autoridades

O vereador Luis Santos (PMN), representando a Câmara Municipal, participou de encontro sobre “Justiça Restaurativa”, promovido pela Secretaria de Juventude e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizado no auditório da Fundação Ubaldino do Amaral, na manhã desta terça-feira (17). Durante o encontro foi apresentada a proposta de implantação da Justiça Restaurativa em Sorocaba.

Além do vereador, representando o Legislativo, o encontro teve a presença do prefeito Vitor Lippi; do juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude de São Paulo, Egberto Penido; do promotor de justiça Renato Monteiro; da secretária da Juventude, Edith Di Giorgi; e da coordenadora do Núcleo de Educação para Paz do Centro de Criação de Imagem Popular, Mônica Mumme, além de diretores, coordenadores de escolas públicas e representantes de entidades que atuam com crianças e adolescentes.

Desenvolvida internacionalmente há mais de 30 anos e promovida pela ONU, a Justiça Restaurativa começa a ganhar força no Brasil. E um de seus principais defensores no país é o juiz Egberto de Almeida Penido que já esteve na cidade em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Sorocaba por iniciativa do vereador Luis Santos. O magistrado é um dos coordenadores do Centro de Estudos de Justiça Restaurativa da Escola Paulista da Magistratura, criado em 2005 por um grupo de juízes, promotores e defensores de São Paulo.

No encontro o juiz Egberto Penido falou da importância da participação dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e destacou que o vereador  Luis Santos (PMN) levantou essa bandeira, “com carinho e muita elegância”, destacando a iniciativa do parlamentar na realização da  audiência pública realizada no Legislativo. “Esse trabalho merece todo  o nosso reconhecimento”, disse. O prefeito Vitor Lippi também destacou o trabalho de ressocialização realizado pelo vereador Luis Santos e a importância da bandeira que o parlamentar defende na luta pela inclusão social.

Luis Santos observou que muito se discute o direito dos adolescentes, esquecendo-se às vezes dos seus deveres. Segundo ele, o conceito da justiça restaurativa ajuda a entender isso, uma vez que busca a construir uma sociedade equilibrada, em busca do entendimento das causas que geram o conflito, tornando-se capaz de lida com suas conseqüências, com o objetivo de que ele não volte a ocorrer.

(Assessoria de Imprensa do vereador Luis Santos/PMN)