09/04/2012 17h26

De autoria do vereador Antonio Carlos Silvano (PMDB), a proposta visa detectar casos de cardiopatia congênita, minimizando os riscos da doenças

O exame de oximetria de pulso, mais conhecido como “teste do coraçãozinho”, que visa detectar cardiopatias congênitas em recém-nascidos, poderá se tornar obrigatório nas maternidades sediadas no município de Sorocaba. É o que prevê projeto de lei de autoria do vereador Antonio Carlos Silvano (PMDB), protocolado na Câmara Municipal. De acordo com a proposta, o referido teste deverá ser feito após as primeiras 24 horas de vida da criança e antes de alta hospitalar.

Segundo Tonão Silvano, a realização do “teste do coraçãozinho” em todos os recém-nascidos é uma reivindicação da Associação de Assistência à Criança Cardiopata “Pequenos Corações”, com base em abalizados estudos científicos realizados em todo o mundo. Na justificativa do projeto de lei, o parlamentar cita pesquisa científica realizada pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, envolvendo mais de 20 mil bebês, que comprovou a importância do teste para detectar problemas congênitos do coração, facilitando o tratamento e a redução dos riscos.

“É comum recém-nascidos receberem alta e, logo depois, precisarem ser internados novamente, muitas vezes em estado grave, devido a problemas cardíacos. O teste do coraçãozinho pode detectar muitos desses problemas, permitindo um tratamento precoce que pode minimizar os riscos de morte”, explica Tonão Silvano. O vereador observa que o referido exame costuma ser realizado apenas no âmbito das UTIs neonatais, daí a importância de adotar a medida para todos os recém-nascidos.