09/04/2012 16h44

Martinez (PSDB) é autor de moção onde repudia anúncio de alterações no processo feito pela presidente Dilma

O presidente da Câmara, vereador José Francisco Martinez (PSDB), protocolou moção de repúdio contra o recente anuncio da presidente Dilma Roussef de que o governo pretende alterar as regras de homologação de diplomas de médicos formados no exterior. Segundo divulgado pela imprensa, em conversa informal com jornalistas, a presidente afirmou que o objetivo da medida é aumentar a oferta de profissionais no país.

O vereador é contra a alteração nas regras sem o controle e aval dos conselhos de classe da categoria. Martinez lembra que atualmente existe um procedimento único para todas as universidades brasileiras no que diz respeito à revalidação dos diplomas, com o objetivo de padronizar o processo e zelar pela qualidade dos profissionais. O exame nacional é composto por provas objetivas, discursivas e práticas. “Não resta dúvida de que é legítimo o processo de revalidação dos diplomas emitidos pelas instituições de ensino estrangeiras, desde que siga um processo que garanta que o profissional esteja devidamente qualificado para o exercício da medicina”, afirma Martinez.

O vereador também refuta o argumento da presidente de que faltam médicos no país. Martinez cita números do estudo denominado “Demografia Médica no Brasil” - pesquisa realizada em 2011 pelo Conselho Federal de Medicina e Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. “O Brasil é o quinto país do mundo com o maior número de médicos perdendo apenas para China, Estados Unidos, Índia e Rússia. Ao todo são 371.788 profissionais, o equivalente a 4,05% da população médica mundial e 19,2% dos médicos das Américas. O problema está na disctribuição dos médicos no território nacional”, destaca o autor.

Se aprovada, a moção de repúdio deverá ser encaminhada a presidente Dilma Roussef, ao ministro da Educação Aloísio Mercadante e ao ministro da Saúde Alexandre Padilha.