09/04/2012 16h40

Marinho Marte (PPS) solicita informações à Prefeitura sobre denúncias de candidatos que ingressaram no Ministério Público pedindo a anulação da segunda fase do concurso

O vereador Marinho Marte (PPS), por meio de requerimento protocolado na Câmara Municipal, está cobrando explicações da Prefeitura sobre a segunda fase do concurso público da Guarda Civil Municipal, que consiste de aferição de altura e testes de aptidão física, realizados no final de março e início de abril. “Segundo vários candidatos que se submeteram à segunda fase do concurso, inclusive dois que já ingressaram com representação no Ministério Público, os testes foram realizados de forma muito subjetiva, prejudicando candidatos aptos”, afirma Marinho Marte.

O vereador observa que, ao contrário das provas objetivas, corrigidas por computador, os testes de aptidão física podem dar margem à subjetividade, uma vez que são aplicados por diversos avaliadores em dias distintos. “Muitos candidatos se queixaram que os critérios para aplicação dos testes não eram claros, por isso estamos solicitando à Prefeitura que analise os parâmetros adotados na realização da segunda fase do concurso, com o objetivo de saber se procedem essas denúncias”, afirma Marinho Marte. Para o vereador, se elas forem procedentes, é preciso anular a segunda fase do concurso e realizar novos testes de aptidão física para todos os candidatos habilitados na primeira fase.

Em seu requerimento, o vereador também quer saber se, diante das denúncias, foi ouvida a Comissão Permanente de Concursos e Processos Seletivos Públicos da Prefeitura de Sorocaba, como prevê o item 15, do “Capítulo XVI – Das Disposições Finais”, do edital do referido concurso. Marinho Marte também indaga se a Prefeitura cobrou as devidas explicações técnicas da Fundação Vunesp, responsável pela realização do concurso, e, em caso afirmativo, se elas foram consideradas satisfatórias. O parlamentar também solicita envio de cópia do requerimento ao Ministério Público, caso aprovado.