30/03/2012 17h23

Marinho Marte (PPS) observa que a medida, preconizada pelo Ministério da Saúde, pode salvar muitas vidas

O vereador Marinho Marte (PPS), por meio de requerimento aprovado na Câmara Municipal, solicita a implantação no município de um serviço de “motolâncias”, que consiste no uso de motocicletas para complementar o trabalho das ambulâncias utilizadas na prestação de socorro em casos de urgência. “A medida pode salvar muitas vidas, devido à agilidade das motocicletas, que vencem com mais facilidade os congestionamentos das vias urbanas”, argumenta o parlamentar.

Em seu requerimento, já encaminhado ao Executivo, o vereador observa que o serviço de “motolâncias” faz parte da política de atendimento de urgência e emergência do Ministério da Saúde e prevê que as motocicletas serão equipadas com desfibrilador externo automático, cilindro de oxigênio e talas de imobilização, entre outros equipamentos necessários ao atendimento. Além disso, as “motolâncias” são conduzidas por motoristas treinados em atendimento de urgência e emergência e direção defensiva.

“O próprio Ministério da Saúde considera que, em média, a ‘motolância’ chega de 3 a 5 minutos antes da ambulância. Essa rapidez no atendimento aumenta as possibilidades de salvar vidas e reduz os casos de seqüelas, o que evita internações prolongadas e reduz custos do atendimento de saúde”, explica Marinho Marte. O vereador lembra que as “motolâncias” já foram implantadas com sucesso em vários municípios brasileiros, como São Carlos (SP), Caruaru (PE) e Vitória  (ES).