26/03/2012 09h58

Com dez projetos em primeira discussão, a Câmara Municipal realiza nesta terça-feira, 26, a 15ª sessão ordinária. De João Donizeti (PSDB), o Projeto de Lei nº 84/2008 institui o Programa de Aproveitamento de Madeira de Podas de Árvores (PAMPA), já o Projeto de Lei nº 454 de Benedito de Jesus Oleriano (PMN) autoriza a Prefeitura a retirar árvores das calçadas que estejam prejudicando os moradores. Outro projeto de Ditão dispõe sobre a criação da “Campanha Permanente Para a Construção do Hospital Municipal de Sorocaba”.

O vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB) também é autor de dois projetos em pauta. O primeiro dispõe sobre a criação do Sistema de Gestão de Convênios e Repasses Públicos – Portal da Transparência, para tornar público a celebração, execução e prestação de contas de convênios e repasses de recursos públicos para entidades.

O outro projeto institui o “Dia das Estrelas do Oriente”, em 31 de agosto. O autor destaca que a Ordem da Estrela do Oriente foi fundada em 1850 por Robert Morris, Mestre Maçom e Grão Mestre do Estado do Kentucky (EUA), sendo uma das mais sólidas instituições ligadas à maçonaria.

De Anselmo Neto (PP) projeto institui o programa Certidão Negativa Municipal Virtual (CND Virtual). Segundo o autor, a proposta visa dinamizar o atendimento ao contribuinte e estimular o pagamento em dia dos tributos municipais, possibilitando o acompanhamento de sua situação tributária junto ao município através da internet no Portal da Prefeitura.

E projeto de José Crespo (DEM) dispõe sobre a isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos municipais. O PL revoga as leis nº 5624, nº 6677 e nº 9886, que versam sobre o assunto, unificando a matéria e aumentando para três salários mínimos, ao invés de dois, o limite para isenção.

Já projeto de Marinho Marte (PPS) adéqua o Conselho Municipal do Idoso à Lei Federal n° 8.842, de 04 de janeiro de 1994, que dispõe sobre a Política Nacional do Idoso. Entre outras mudanças, o projeto modifica o caráter do conselho de consultivo para deliberativo.

Comissões: Três Projetos de Resolução em pauta versam sobre as comissões permanentes da Casa.  De autoria da Mesa da Câmara, o primeiro acrescenta inciso ao Artigo 175 do Regimento Interno, que prevê as hipóteses em que o Presidente ou seu substituto terá voto, incluindo a eleição dos membros das Comissões Permanentes.

De Irineu Toledo, outro PR altera o Regimento sobre a competência da emissão de pareceres pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, incluindo a defesa do consumidor.

E em segunda discussão, Projeto de Resolução substitutivo de José Francisco Martinez (PSDB) ao PR n°. 02/2011, de José Crespo (DEM), altera a Lei Orgânica do Município sobre atribuições das Comissões Permanentes.

A proposta de Martinez é alterar de votação simples para dois terços o número de vereadores para deliberação sobre o encaminhamento ou arquivamento de denúncias contra vereadores, autoridades ou entidades, além de excluir da presidência a responsabilidade por referendar as denúncias.

O projeto original de Crespo determinava que “todas as petições ou queixas, antes de chegarem à atuação das Comissões Permanentes, devem passar pelo presidente da Câmara”. Quando de sua aprovação em primeira discussão vereador concordou com a nova versão que classificou como melhor que sua proposta.

Como matéria de reação final os vereadores apreciam quatro pareceres da Comissão de Redação, o primeiro ao Projeto de Lei n. 38/2012, do Prefeito Municipal, que autoriza o Município a instituir servidão administrativa a favor de Cal Empreendimentos e Participações Ltda.

Os demais são referentes a projetos de Francisco Moko Yabiku, que simplifica a Lei nº 2.095, sobre critérios para prevenção e combate a incêndios, de Anselmo Neto, que obriga a afixação de placa informativa de preços nos estacionamentos e valets do município, e de Irineu Toledo, que amplia o grupo de moradores beneficiados com isenção de IPTU.

E em discussão única, moção de José Crespo manifesta aplauso aos Ministros do Supremo Tribunal Federal que mantiveram o direito do Conselho Nacional de Justiça de investigar, processar e julgar magistrados por conta própria, paralelamente às corregedorias estaduais.

Matéria Remanescente: Em segunda discussão, projeto de Geraldo Reis (PV) dispõe sobre a obrigatoriedade da publicação de estatísticas das ocorrências da Guarda Civil Municipal no Jornal do Município e no site oficial da Prefeitura e projeto de Antonio Carlos Silvano (PMDB) a divulgação da relação de pessoas desaparecidas no site.

Também retorna para a segunda discussão o projeto de Neusa Maldonado (PSDB) que institui uma “Política Municipal de Meio Ambiente” em Sorocaba. O projeto recebeu 25 emendas de autoria da vereadora e de Luis Santos (PMN), João Donizeti (PSDB) e Izídio de Brito (PT), sendo três arquivadas e as demais aprovadas em primeira discussão.

Ainda em segunda discussão, os vereadores apreciam a criação do Dia Municipal de Conscientização da Violência Contra os Idosos. Proposta por Irineu Donizeti (PRB) a data deverá ser comemorada anualmente no dia 15 de junho com a realização de campanhas educativas.

E em discussão única moção de Izidio de Brito (PT) manifesta aplauso a decisão do Supremo Tribunal Federal que considerou válida a Lei da Ficha Limpa.