09/03/2012 17h02

Uma das maiores reservas ambientais de Sorocaba, com grande área de plantas ciliares e nativas e nascentes, acaba de receber o nome de uma das pessoas que mais contribuíram para o desenvolvimento do município nas últimas décadas. A partir de agora, o parque do conjunto residencial Ouro Fino passa a levar o nome de Paulo Pence Pereira.

A iniciativa da homenagem partiu do vereador José Crespo (DEM), através de um projeto aprovado por unanimidade pela Câmara e transformado na lei nº 9.963, publicada nesta sexta-feira pela imprensa oficial do município.

Pode-se dizer que, se hoje Sorocaba tem a qualidade de água distribuida à população classificada como uma das melhores do Brasil, isso de deve à iniciativa de um grupo de políticos da década de 60 e levada à prática por Paulo Pence, então secretário dos serviços públicos da Prefeitura. Ele assinou a lei que criou o SAAE, promulgada em 1.965 pelo saudoso prefeito Armando Pannunzio e ratificada pelo secretário de Finanças, José Crespo Gonzales.

Na gestão de Crespo Gonzales, entre 1969 e 1973, foi vice-prefeito e diretor geral do SAAE, quando alavancou o crescimento da autarquia em todos os aspectos, a partir do tratamento e distribuição da água e coleta de esgotos.

Paulo Pence atuou no ramo imobiliário, implantando os loteamentos Vergueiro, Jardim Paulistano e Jardim América, todos eles densamente povoados. Mas foi além desses empreendimentos que ele desenvolveu atividades mais importantes no campo da filantropia.

Foi dele a proposta, enquanto maçom da Loja Perseverança III, e aceita por mais vinte irmãos, de comprar as ações do jornal Cruzeiro do Sul, em 1.963, criando ainda a Fundação Ubaldino do Amaral para manter a publicação e gerar recursos para a manutenção de diversas entidades assistenciais.

Além de primeiro presidente da FUA, dirigiu ainda a Loja  Maçônica Perseverança III e o Lar Escola Monteiro Lobato. Foi conselheiro da Vila dos Velhinhos, da Associação Protetora dos Insanos e da Fundação Cultural Cruzeiro do Sul.

Filho de Dezemola Pence e de Eugenio Toledo Pereira (homenageado através da denominação de uma rua no Central Parque, Paulo Pence Pereira nasceu em 1.916 e faleceu no dia primeiro de dezembro do ano passado.

(Assessoria de Imprensa do vereador José Crespo/DEM)