14/02/2012 17h32

Indignado com os relatos de pacientes que utilizam os serviços do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, mais especificamente do Hospital Regional, o vereador Irineu Toledo (PRB), subiu à tribuna do plenário da Câmara Municipal de Sorocaba, para manifestar apoio a uma Moção de Repúdio ao Conjunto Hospitalar  e cobrar providências urgentes de autoridades do município e do Estado.

O parlamentar ressaltou que moradores de Sorocaba e região têm como referência o Conjunto Hospitalar, sem receber o devido respaldo. “Pessoas saem de suas casas, muitas vezes em municípios distantes, numa viagem cansativa e desgastante, porque precisam do atendimento, e, ao chegar não conseguem!”, reclamou Irineu Toledo.

O vereador lembrou ainda determinado episódio em que um armário da unidade hospitalar, onde ficavam os prontuários, apresentou defeito, prejudicando milhares de pessoas. “Uma porta de um armário enguiçou e 30 mil pacientes ficaram sem ser atendidos. Porque não arrombaram então a porta?”, questionou.

Irineu Toledo disse não se conformar com a falta de humanidade com que os doentes são tratados num hospital mantido com dinheiro público, segundo ele, mal gerido. “O Brasil tem dinheiro pra dar com os pés, o povo brasileiro não era para estar vivendo assim não, mendigando um atendimento. Em qualquer país de terceiro mundo, onde pessoas sofram com a saúde pública, não se compara ao que se passa no conjunto hospitalar”, afirmou.

“Quando um paciente luta pela cura de uma doença luta sozinho, corre sozinho, gente que não tem dinheiro nem pra comprar um remédio, que não tem a quem reclamar. Como uma pessoa com doença degenerativa pode ficar até um ano esperando pelo atendimento? Há casos em que o cidadão com Câncer recebe o primeiro atendimento e fica três, quatro meses, esperando a próxima consulta?”, desabafou o parlamentar, cobrando uma providência imediata das autoridades do Estado. “O governador vai fazer o que com essa Monção, vai engavetar?”, questiona, Irineu Toledo.

Lembrando que os vereadores foram levados ao Legislativo pela vontade da população para defendê-la, o parlamentar afirma que, se é possível investir 500 milhões de reais na construção de um viaduto na cidade, também deveria ser disponibilizada verba para um novo hospital.