06/02/2012 16h54

O reconhecimento da cúpula da PM foi um desdobramento da homenagem prestada aos policiais pelo vereador José Crespo (DEM) na Câmara

Quatro policiais militares de Sorocaba tiveram um louvor registrado em seus prontuários por determinação do comando da PM em São Paulo. São eles o sargento Alexandre Leonardo Rodrigues e os soldados Rodrigo Ferreira Crispim, Rogério Ivanildo da Silva e Thiago Ferreira Rodrigues. O sargento é um dos instrutores do POP (Procedimento Operacional Padrão) aplicado e assimilado pelos três PMS na escola de formação de soldados do CPI-7.

A informação é do comando geral da PM em São Paulo, que comunicou o fato ao gabinete do vereador José Crespo (DEM), por meio de ofício recebido nesta segunda-feira, 6, assinado pelo coronel Vicente Antonio Mariano Ferraz, chefe de gabinete do comandante geral da PM. O coronel foi incumbido de encaminhar o elogio prestado pela Câmara Municipal de Sorocaba ao CPI-7 – por iniciativa do vereador Crespo –, para registro e louvor no prontuário de cada um dos PMs homenageados.

Fato louvável – Os três soldados estavam de serviço na Rua 15 de Novembro, no dia 26 de novembro último, um sábado. Foi quando o tráfego parou, em virtude do semáforo da esquina com a Rua Brigadeiro Tobias, e diante dos policiais ficou um veiculo Celta preto, tendo ao volante uma senhora que fazia uso do celular e não usava o cinto de segurança.

Mesmo estando o veículo parado, o que em tese descaracterizaria a infração do uso do celular ao volante, o soldado Ivanildo aproximou-se da motorista e, com extrema educação, alertou-a de que deveria desligar o telefone ao colocar o carro em movimento, bem como colocar o cinto de segurança.

O vereador José Crespo teve conhecimento desse fato, que considerou louvável, e, na semana seguinte, apresentou um voto de congratulações com o PM e seus colegas que o acompanhavam no serviço, extensivo ao sargento instrutor do procedimento padrão aplicado no curso de formação de soldados.

Trabalho preventivo – Crespo resolveu prestar a homenagem por considerar unânime o entendimento de que os agentes de trânsito devem mesmo primeiro orientar os motoristas surpreendidos em ato irregular ao volante para, em último e se for o caso, só então aplicar-lhe a devida punição, colaborando dessa forma para o engrandecimento da cidadania e formação moral dos condutores, atitude que, a médio prazo, acaba resultando num trânsito mais seguro para todos.

– Além disso, a atitude do soldado Ivanildo, apoiada pelos colegas que o acompanhavam no serviço, demonstra claramente o bom senso e a ponderação ressaltados nas aulas ao corpo discente da escola preparatória do CPI-7, esclarecendo e evitando que eles ajam indiscriminada e injustamente contra o motorista, multando, só como exemplo, um condutor que esteja apenas coçando a orelha como se falando ao celular estivesse, acrescentou Crespo.

O vereador Crespo pediu no requerimento que a homenagem, aprovada por unanimidade, fosse comunicada a Coronel PM Fátima Ramos Dutra, comandante do Comando de Policiamento do Interior-7, e ao Coronel PM Álvaro Batista Camilo, Comandante da Policia Militar do Estado de São Paulo. Por isso, o registro de louvor no prontuário dos policiais homenageados.

(Assessoria de Imprensa do vereador José Crespo/DEM)