06/12/2011 17h45

Para o vereador Geraldo Reis (PV), segurança pública também é problema do município, por isso ele defende a atuação dos guardas civis na prevenção e combate ao crime

O vereador Geraldo Reis (PV), na sessão ordinária desta terça-feira (6), utilizou a tribuna para manifestar sua posição em relação à opinião da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) sobre o papel da Guarda Civil Municipal. Em reportagem do jornal Cruzeiro do Sul, veiculada nesta terça-feira, 6, o vice-presidente da OAB, advogado Fábio Cenci, havia afirmado que está ocorrendo desvio de função da Guarda Civil. O papel da corporação, segundo ele, seria cuidar apenas do património público municipal, deixando a segurança pública para as polícias Militar, Civil e Federal.

Representando a Guarda Civil na Câmara Municipal, Geraldo Reis contesta essa visão. O parlamentar reconhece que o tema é polêmico, mas adianta que o papel das guardas civis municipais vem mudando nos últimos anos e que, em Sorocaba, a corporação tem desenvolvido um importante papel na prevenção e combate à criminalidade, inclusive em relação ao tráfico de drogas. “A comunidade se sente protegida e identificada com a Guarda Civil e apoia o nosso trabalho”, afirma o vereador, que também é guarda civil municipal.

Autor do projeto de resolução que cria a Comissão Permanente de Segurança Pública na Câmara (a ser votado nesta quarta-feira, 7, em sessão extraordinária), Geraldo Reis salienta que esse é um tema que poderá ser aprofundado pela comissão. “Poderemos discutir o papel da Guarda Civil e outros assuntos do gênero na comissão que estou propondo. Não dá mais para o município ficar alheio à questão da segurança pública. O cidadão já não aceita isso”, sustenta Reis, lembrando que o próprio Plano Nacional de Segurança Pública reconhece o papel do município e das guardas civis na prevenção e combate à violência.