02/12/2011 16h33

Serão escolhidos na terça-feira (6) na Câmara o presidente e o relator da Comissão Especial de Inquérito criada para apurar eventuais irregularidades na existência e funcionamento de uma lavra para extração de areia e argila situada na margem direita do Rio Sorocaba, numa área de doze hectares localizada entre a avenida 15 de Agosto e o bairro Retiro São João.

Essa comissão foi criada a partir de um requerimento do vereador José Crespo. Além dele, integram o grupo os vereadores Anselmo Rolim Neto, Francisco França da Silva, Gervino Gonçalves, Irineu Donizeti de Toledo, Izidio Correa de Brito e Rozendo de Oliveira.

O processo de extração de areia naquela área vem ocorrendo há cerca de dez anos. Nesse período, já se formou uma enorme cratera no local e não há informações disponíveis sobre o fim da exploração do minério e tampouco como o terreno será recuperado.

Esses são alguns dos aspectos visados pela comissão de inquérito da Câmara, formada principalmente a partir de informações de que o empreendimento extrativista estaria em situação irregular perante órgãos técnicos ligados à proteção do meio ambiente.