02/03/2011 18h45

Com objetivo de beneficiar usuário do transporte, o vereador José Crespo (DEM) quer resgatar política de tarifas implantadas por ele quando presidiu a Urbes

Na sessão desta quinta-feira (3), a Câmara Municipal analisa projeto de lei do vereador José Crespo (DEM) que prevê o resgate das tarifas justas que foram criadas por ele mesmo, quando presidente da Urbes (há 20 anos) e vigoraram durante muitos anos, mas, segundo ele, foram distorcidas nos governos mais recentes.

O projeto de Crespo prevê que os valores relativos dos passes social e estudante voltem a ser o equivalente a 70% e 50% do vale-transporte, respectivamente. Hoje, o vale transporte, que equivale ao valor da chamada tarifa plena, é de R$ 2,69. O passe social é vendido a R$ 2,65 (o que significa 98% do vale-transporte) e o passe estudante, a R$ 1,45 (o que significa 54% do vale-transporte). Se a realidade social praticada pela Urbes no seu tempo estivesse vigente hoje, Crespo sustenta que o passe social deveria estar sendo vendido a R$ 1,88 e o passe estudante, a R$ 1,35.

Quando foi presidente da Urbes, Crespo comandou o processo de implantação do sistema de caixa único em Sorocaba, que entre outras vantagens passou a permitir que o usuário fosse, como hoje ainda vai, de um ponto a outro do município pagando apenas uma passagem.

Na época, foi estabelecido e praticado que os valores dos passes social e de estudante seriam equivalentes a 70% e 50% da tarifa plena. “Nestes últimos anos, contudo, sem nenhuma discussão ou transparência pública, a Urbes alterou esse critério, sempre a seu favor e contra o usuário, de tal maneira que hoje o valor do passe social (R$ 2,65) é quase o mesmo do vale transporte (R$ 2,69), entre eles existindo uma apenas uma diferença de centavos. No caso do passe estudante, comercializado hoje a R$ 1,45, esse valor equivale a 54% do vale transporte”, sustenta o vereador.

A grande maioria dos usuários de ônibus de Sorocaba compra o passe social. O vale-transporte é comprado exclusivamente pelas pessoas jurídicas (empresas).

(Assessoria de Imprensa do vereador José Crespo/DEM)