Preocupado com o grande número de árvores derrubadas recentemente pela força dos ventos e pela chuva, além de dezenas de outras que sob ameaça de cair, o vereador Claudemir Justi (PSDB), está sugerindo ao Executivo ações concentradas para minimizar a situação.
Em requerimento protocolado na Câmara, Justi argumenta que no passado o plantio de árvores não obedecia a critérios técnicos, importantes para a prevenção de acidentes posteriores. “Com o passar dos anos isso tornou-se um transtorno para a cidade, por conta das raízes enormes que tomaram conta de calçadas, muros e até de residências, sem falar nas copas que avançam sobre telhados e a rede elétrica”, explica o vereador.
Ainda segundo levantamento do parlamentar, entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano, aproximadamente 300 árvores caíram em nossa cidade. “Além do prejuízo, toda vez uma ocorrência desta é registrada significa risco para a população”, diz Justi.
Diante desse quadro Claudemir Justi propõe a criação de uma força-tarefa voltada a prevenção. O vereador acredita ser possível formar uma equipe da qual fariam parte Agrônomos, técnicos da CPFL, Bombeiros, empresas de TV a Cabo, entre outros setores da sociedade.
“A idéia é ampliar o número de entidades com a incumbência de avaliar as condições das árvores, sugerir poda ou retirada, de forma urgente ou não”, afirma Justi, que pede ainda que a população tenha acesso ao serviço através do telefone 156, e que haja devida divulgação por parte do Executivo.