A assinatura da revista mensal Proteste foi uma reivindicação do vereador Geraldo Reis (PV), com o objetivo de promover o consumo consciente
Os consumidores sorocabanos empenhados em fazer valer seus direitos já contam com uma nova arma em sua defesa. Trata-se da revista mensal Proteste, dedicada à defesa do consumidor, que pode ser lida gratuitamente na Biblioteca Municipal Jorge Guilherme Senger, ao lado do Paço Municipal. No ano passado, o vereador Geraldo Reis (PV) solicitou, por meio de requerimento, a assinatura da revista e o pedido foi acatado pelo Executivo. “Queremos estimular o consumo consciente”, ressalta Reis.
Lançada em março de 2002, a revista Proteste é publicada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, que já conta com mais de 200 mil associados em todo o país, constituindo-se na maior associação de consumidores da América Latina. Trata-se de uma entidade civil sem fins lucrativos, que se define como "apartidária e independente de governos e empresas" e que tem como objetivo defender o consumidor.
“É importante que o cidadão exerça seus direitos como consumidor, mas, para isso, ele precisa de informação, o que a revista oferece, fazendo comparações especializadas entre produtos e orientando o consumidor sobre seus direitos”, explica Geraldo Reis. “Mas, como a revista é paga, torná-la disponível na Biblioteca Municipal” — acrescenta o vereador — “é uma forma de democratizar as informações que ela oferece, contribuindo para um consumo mais consciente por parte dos cidadãos”.