10/12/2010 17h15
 

O vereador Geraldo Reis (PV) usa exemplo da cidade de Jundiaí e solicita que Executivo estude a possibilidade de beneficiar milhares de crianças

 

O vereador Geraldo Reis (PV), por meio de requerimento apresentado na Câmara Municipal, solicita ao prefeito Vitor Lippi a abertura das creches no período de férias. O vereador foi procurado por várias mães, preocupadas por não ter com quem deixar seus filhos no período de férias. “A vida das pessoas não pára durante as férias escolares e a maioria das mães continua trabalhando. Por isso, as férias das creches não podem ser como as férias das escolas. Elas precisam continuar funcionando”, sustenta Geraldo Reis.

 

Em seu requerimento, o vereador cita o caso da cidade de Jundiaí, em que a Defensoria Pública do Estado de São Paulo garantiu a abertura de creches e pré-escolas durante o ano inteiro, inclusive no período de férias e recesso escolar. A ação foi movida pela Defensoria Pública em 2008 e, na ocasião, a Justiça concedeu uma liminar determinando a abertura das creches nas férias. O município recorreu da decisão e a liminar foi cassada no início de 2009. Porém, em novembro último, o Tribunal de Justiça do Estado decidiu que as creches de Jundiaí devem permanecer abertas nas férias.

 

Geraldo Reis observa que a decisão do Tribunal de Justiça do Estado relativa a Jundiaí pode ter um efeito cascata em relação às creches dos demais municípios do Estado. “Antes que a Prefeitura de Sorocaba seja pega de surpresa com uma ação do gênero, o ideal é que a Secretaria de Educação já comece a estudar a abertura das creches no período de férias”, afirma o vereador. Ele reconhece as dificuldades para manter as creches funcionando o ano inteiro, mas salienta que pior é ver muitas mães tendo que abandonar o emprego ou deixando as crianças sozinhas em casa nesse período.