A nova data — segunda-feira, 13, às 14 horas — foi agendada a pedido do secretário de Governo e Relações Institucionais, Paulo Mendes, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (9)
Os esclarecimentos sobre o planejamento da Prefeitura Municipal de Sorocaba para o atendimento das possíveis vítimas de enchentes na época das fortes chuvas, que ocorreriam no plenário da Câmara após a sessão ordinária desta quinta-feira (9), foram adiados para a próxima segunda-feira, dia 13, às 14 horas, a pedido do secretário de Governo e Relações Institucionais, Paulo Mendes. Segundo ele, uma reunião de todos os secretários municipais com o prefeito Vitor Lippi foi agendada às pressas para o mesmo horário da explanação.
A convocação partiu de requerimento de autoria do vereador petista, Izídio de Brito (PT), protocolado no último dia 23. Foram convocados para explicar e fornecer informações sobre o atendimento emergencial às vítimas as secretarias de Governo, Cidadania e Saúde, além da Defesa Civil e a Guarda Municipal. A confirmação da presença para esta quinta-feira partiu do líder da bancada do governo,
O mandato do vereador Izídio de Brito realizou, só neste ano, duas audiências públicas, nos meses de março e agosto, que trataram dos problemas das enchentes no município. Ambas as discussões contaram com a participação do secretário executivo da Defesa Civil, Benedito Zanin, que explicou que o órgão atua fazendo a previsão das áreas de habitação para remoção das famílias. “Como princípio, atuamos na indicação de medidas ao Executivo e no atendimento às vítimas”, explicou.
Segundo Zanin, no plano de ação da Defesa Civil, constam cerca de 30 bairros de Sorocaba que enfrentam problemas não só com as enchentes, mas também com deslizamentos. “Porém nos cabe realizar o socorro e o levantamento e sugestão das famílias que precisam ser remanejadas. A adoção das medidas cabe ao Poder Executivo”, ressaltou.
Para o parlamentar, diversas questões que vão desde as ações preventivas indicadas e tomadas, projeções de gastos, números de servidores disponíveis para eventuais ações emergenciais, por exemplo, precisam ser de conhecimento público. “Só assim, nós poderemos fiscalizar o que vem sendo feito pelo Poder Executivo, cobrar que os projetos e seus prazos sejam respeitados e, até mesmo, sugerir melhorias no aparato das famílias vitimadas”, explica Izidio de Brito, justificando a convocação.
Moradores de diversos bairros vitimados pelas enchentes confirmaram presença. Todos os interessados podem participar.
(Assessoria de Imprensa do vereador Izídio de Brito Correia/PT)