A iniciativa partiu do vereador Izídio de Brito (PT) e serão ouvidos os titulares das secretarias de Governo, Cidadania e Saúde, além da Defesa Civil
O planejamento da Prefeitura Municipal de Sorocaba para o atendimento das possíveis vítimas de enchentes na época das fortes chuvas, que ocorre entre o final de dezembro e março, será esclarecido por secretários municipais na Câmara Municipal após o término da sessão ordinária desta quinta-feira,
Foram convocados para explicar e fornecer informações sobre o atendimento emergencial às vítimas as secretarias de Governo, Cidadania e Saúde, além da Defesa Civil e a Guarda Municipal. A confirmação da presença para esta quinta-feira partiu do líder da bancada do governo,
O mandato do vereador Izídio realizou, só neste ano, duas audiências públicas, nos meses de março e agosto, que trataram dos problemas das enchentes município. Ambas as discussões contaram com a participação do secretário executivo da Defesa Civil, Benedito Zanin, que explicou que o órgão atua fazendo a previsão das áreas de habitação para remoção das famílias. "Como princípio, atuamos na indicação de medidas ao Executivo e no atendimento às vítimas", explicou.
Segundo Zanin, no plano de ação da Defesa Civil, constam cerca de 30 bairros de Sorocaba que enfrentam problemas não só com as enchentes, mas também com deslizamentos. "Porém nos cabe realizar o socorro e o levantamento e sugestão das famílias que precisam ser remanejadas. A adoção das medidas cabe ao Poder Executivo", ressaltou.
Para o parlamentar, diversas questões que vão desde as ações preventivas tomadas, projeções de gastos, números de servidores disponíveis para eventuais ações emergenciais, por exemplo, precisam ser de conhecimento público. “Só assim, nós poderemos fiscalizar o que vem sendo feito pelo Poder Executivo, cobrar que os projetos e seus prazos sejam respeitados e, até mesmo, sugerir melhorias no aparato das famílias vitimadas”, explica Izidio de Brito, justificando a convocação.
(Assessoria de Imprensa do vereador Izídio de Brito Correia/PT)