A iniciativa da sessão solene em homenagem à corporação foi do vereador Geraldo Reis (PV), que é guarda municipal
Proposta pelo vereador Geraldo Reis (PV), a Câmara Municipal de Sorocaba realizou, na última sexta-feira, 3, sessão solene em homenagem aos 23 anos da Guarda Municipal. A corporação foi criada pela Lei 2.626, de 4 de dezembro de 1987, durante a gestão do então prefeito Paulo Mendes, com o objetivo de colaborar com as demais polícias no serviço de segurança do município.
Além de guardas municipais, a sessão solene contou com a presença dos vereadores Anselmo Neto (PP), Rozendo de Oliveira (PV) e José Francisco Martinez, que também usou a tribuna homenageando a corporação. Várias autoridades estiveram presentes, entre elas, o comandante da Guarda Municipal, Marcos Alfonsi.
No final da solenidade, o vereador Geraldo Reis, autor da homenagem, falou sobre a importância da Guarda Municipal e lembrou que toda a sua vida foi construída tendo como base o seu trabalho na corporação, à qual pertence desde 1992. Geraldo Reis lembrou, ainda, que o Dia do Guarda Municipal, comemorado em 4 de dezembro de cada ano, foi instituído pelo vereador José Francisco Martinez (PSDB), por meio da Lei 6.043, de 4 de novembro de 1999.
Durante a sessão solene, vários guardas municipais foram homenageados pelos relevantes serviços prestados à comunidade sorocabana ao longo do ano de 2010. O comandante da Guarda Municipal, capitão Marcos Alfonsi, apresentou um vídeo institucional mostrando do trabalho da corporação, e o guarda municipal e músico Enio do Ó apresentou clássicos da música popular brasileira e internacional, acompanhando-se ao teclado.