03/12/2010 16h00
 

Para o vereador Marinho Marte (PPS), que vinha lutando há anos pela criação da delegacia, trata-se de um marco dos direitos humanos no município

 

Histórico defensor da criação da Delegacia do Idoso em Sorocaba, com ações e requerimentos solicitando a medida, o vereador Marinho Marte (PPS), presidente da Câmara Municipal, comemora a implantação de um setor específico de atendimento ao idoso no 4º Distrito Policial. A medida foi efetivada em 3 de novembro último por meio de portaria do delegado André Moron, titular da Delegacia Seccional de Polícia de Sorocaba.

 

“Como ainda não é possível dispor de uma delegacia com sede própria, as ocorrências referentes aos idosos serão atendidas no 4º Distrito Policial, que contará com uma estrutura especializada para realizar esse tipo de atendimento. Na prática, é uma Delegacia do Idoso dentro de um distrito policial”, explica Marinho Marte, que considera a medida extremamente positiva. O atendimento já está funcionando no 4º Distrito Policial (Avenida General Osório, 901, Vila Trujillo).

 

De acordo com a portaria, todas as ocorrências policiais em que idosos figurarem como vítimas serão atendidas, preferencialmente, no setor de atendimento especial ao idoso do 4º Distrito Policial. As demais unidades policiais, quando atenderem ocorrências do gênero, deverão tomar as medidas preliminares necessárias e encaminhar o caso para o referido distrito, que irá se encarregar de dar prosseguimento ao mesmo, caso necessário.

 

Para Marinho Marte, a criação de um setor específico da polícia para atender o idoso é uma forma de investigar e inibir a ocorrência de casos que afetam essa faixa etária da população. “Os crimes cometidos contra os idosos têm características muito próprias e exigem um atendimento especializado, por isso a criação dessa delegacia é fundamental e lutamos muito por isso”, afirma.

 

Proteção aos animais Outro setor de atendimento especializado da Polícia Civil no município foi instalado em meados deste ano. Trata-se de um setor especializado do 7º Distrito Policial que atende ocorrências de maus-tratos contra animais. Esse atendimento também havia sido reivindicado pelo vereador Marinho Marte (PPS), por meio de requerimentos e outras ações junto à direção da Polícia Civil no município.