01/12/2010 17h22
 

A afirmação é do vereador Geraldo Reis (PV), que cobra da Prefeitura o reconhecimento — para efeito de pontuação dos guardas municipais — de todos os cursos oferecidos pelo Ministério da Justiça

 

O vereador Geraldo Reis (PV), por meio de requerimento apresentado na Câmara Municipal, reivindica do prefeito Vitor Lippi que todos os cursos oferecidos pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, sejam aceitos pela Prefeitura para efeitos de progressão funcional dos guardas municipais. “Atualmente, alguns desses cursos não estão sendo aceitos, o que é contraditório, uma vez que o Ministério da Justiça, por meio de sua secretaria específica, é o órgão máximo da segurança pública no país”, afirma Geraldo Reis.

 

O vereador observa que os cursos oferecidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública são ministrados desde 2005 pela Rede Nacional de Educação a Distância em parceria com a Academia Nacional de Polícia e são pensados para oferecer uma formação qualificada exclusivamente aos profissionais da área, como policiais civis, militares e rodoviários, além de bombeiros, agentes penitenciários e guardas municipais. “Os cursos são ministrados por profissionais altamente capacitados, que aliam conhecimento teórico e vivência”, salienta Geraldo Reis.

 

Saúde na Segurança — Segundo o vereador, um dos cursos não aceito pela Prefeitura para efeitos de pontuação dos guardas municipais e conseqüente progressão na carreira foi o curso sobre saúde na segurança pública, que trata, entre outras questões, das doenças advindas das atividades laborais e das ações que podem ajudar a preveni-las. “Não entendo como esse curso não foi considerado essencial para a corporação. Sou guarda municipal e sei que meus colegas enfrentam todos os dias situações extremamente delicadas, que geram um alto nível de estresse. É fundamental que o guarda esteja preparado para lidar com essas situações e esse curso tem exatamente esse objetivo”, avalia Reis.

 

Em seu requerimento, Geraldo Reis salienta que os cursos oferecidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública tiveram uma aceitação tão grande por parte das diversas corporações da área que já estão em seu 20º Ciclo. “As inscrições para o próximo ciclo serão abertas no final de janeiro próximo e, como sempre, os cursos despertam grande interesse junto aos guardas municipais. Espero que a Prefeitura reconheça todos os mais de 50 cursos oferecidos, valorizando esse anseio dos guardas municipais por qualificação profissional”, salienta. Para Reis, o profissional de segurança pública lida, em última instância, com a vida, por isso “os cursos precisam ser variados e abrangentes, oferecendo aos guardas uma visão de conjunto do homem e da sociedade”.