O empresário Julio Milko, em solenidade realizada na Fundec, recebeu o título de Cidadão Sorocabano por iniciativa do
O fundador e presidente do Conselho Superior da Fundec, Julio Milko, recebeu o título de Cidadão Sorocabano, por iniciativa do
O empresário Júlio Milko nasceu na capital da Hungria em 7 de novembro de 1927. Antes de radicar-se no Brasil, em 1952, formou-se em química, física e matemática pela Academia Comercial de Budapeste. Morou na Áustria e na Argentina. No Brasil, trabalhou nas áreas de encadernação de livros, fabricação de papel e fabricação de parafusos de alta resistência.
Marinho Marte ressalta que o homenageado tem uma vida “dedicada à coletividade” e, além de suas atividades profissionais e empresariais, sempre foi muito atuante na área social, participando ativamente de várias entidades beneficentes no município. Desde 1970, Júlio Milko integra o Rotary Clube, servindo em vários postos dentro da instituição e tornando-se veterano em 1991.
A Fundec (Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba), que tem no empresário Julio Milko um de seus fundadores, é uma entidade sem fins lucrativos, constituída em 1992, com o objetivo de apoiar a cultura no município. Por meio de convênio com a Prefeitura e o apoio da Câmara Municipal, a entidade mantém várias atividades culturais e administra a Orquestra Sinfônica de Sorocaba, dedicando-se, ainda, à formação de músicos.
Além de familiares do homenageado, como sua esposa Rita, e do público presente na Sala Fundec, também compuseram a mesa o presidente executivo da Fundec, Geraldo Aparecido Ricci; os ex-presidentes da entidade Alexandre Issa Latuf e Wilson Vieira e o jornalista Geraldo Bonadio, presidente da Associação Sorocabana de Letras. A Fundec funciona no antigo Teatro São Rafael, construído em 1844, que já serviu de abrigo à Prefeitura e à Câmara Municipal.