25/11/2010 15h31

Ex-presidente da Associação Paulista de Magistrados, o desembargador Nelson Calandra recebeu o título de Cidadão Sorocabano, por iniciativa do vereador Carlos Cezar (PSC)

O desembargador Henrique Nelson Calandra, do Tribunal de Justiça de São Paulo, foi homenageado com o título de Cidadão Sorocabano em sessão solene realizada na tarde de quarta-feira (24), que contou com a presença de várias autoridades dos Três Poderes. A homenagem foi proposta pelo vereador Carlos Cezar da Silva (PSC) e a sessão solene foi presidida pelo presidente da Casa, vereador Marinho Marte (PPS).

No discurso em que saudou o homenageado, Carlos Cezar ressaltou que o desembargador Nelson Calandra (ex- presidente da Associação Paulista de Magistrados) é um histórico defensor do fortalecimento do Judiciário dos Estados, “por entender que é na Justiça Estadual, por meio as comarcas espalhadas pelo interior, como a de Sorocaba, que a cidadania efetivamente se realiza”.

A magistratura paulista marcou presença na sessão solene. Estiveram presentes o desembargador Roque Mesquita, vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Antonio Carlos Viana Santos; o desembargador Paulo Dimas Mascaretti, presidente da Associação Paulista dos Magistrados; o juiz Carlos Alberto Maluf, diretor do Fórum de Sorocaba; e os desembargadores Luiz Edmundo Marrey Uint e José Gonçalves Rostey, além do juiz Jayme Walmer de Freitas.

A solenidade contou ainda com a presença do secretário de Governo e Relações Instituições da Prefeitura, Paulo Mendes, e do reverendo Mauro Damásio, superintendente da Igreja do Evangelho Quadrangular em São Paulo e pastor do desembargador Nelson Calandra, que é membro da igreja. O secretário Paulo Mendes, que representou o prefeito Vitor Lippi na solenidade, elogiou a iniciativa da homenagem, ressaltando sua importância.

“Operário da Justiça” — Paulista de Itaquaquecetuba, onde nasceu em 16 de julho de 1945, Henrique Nelson Calandra trabalhou dos 12 aos 19 anos numa indústria metalúrgica, trabalhando também com pesquisas, contabilidade e recursos humanos. Concluiu o curso de direito na PUC-SP em 1974 e exerceu a advocacia durante 15 anos. Em 23 de janeiro de 1981 tomou posse como juiz substituto na comarca de Pirassununga.

Exerceu a magistratura em várias comarcas do interior do Estado e, em 1984, foi transferido para a capital. Em 1º de janeiro de 2005, Nelson Calandra tornou-se desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Foi presidente da Associação Paulista dos Magistrados e coordenador, pelo Tribunal de Justiça, do Projeto Brasil 2022 em colaboração com o PNBE (Pensamento Nacional das Bases Empresariais).

“Ao longo de quase 30 anos de carreira, o desembargador Nelson Calandra se manteve fiel às suas origens humildes e, como magistrado, é um verdadeiro operário da Justiça”, ressalta Carlos Cezar. O vereador salienta, ainda, que uma das principais razões da homenagem ao desembargador é o seu empenho em aproximar a Justiça do cidadão.