25/11/2010 14h39

Targino de Araujo Filho, reitor da UFSCar, usou a tribuna da Câmara na manhã desta quinta-feira, 25, para prestar contas, apresentando as atividades desenvolvidas ao longo do ano, a exemplo do que fez em 2009.

Saudado pelo vereador Izídio de Brito (PT), Targino de Araujo Filho destacou o crescimento da Universidade, que comemora 40 anos de fundação e cinco anos de funcionamento em Sorocaba.

A UFSCar possui atualmente três campi – São Carlos, Araras e Sorocaba – com 57 cursos de graduação e 58 de pós-graduação, entre mestrado e doutorado, totalizando 12 mil alunos, 962 professores e 868 técnicos. Segundo o reitor a  expectativa é de expansão, chegando a 20 mil alunos.

O reitor pediu o apoio dos vereadores para o projeto de ampliação da área do campus de Sorocaba (11.800 m²), que possui hoje 15 cursos de graduação e cinco de pós com um total de 1788 alunos.

Outra perspectiva,segundo o reitor, é a implantação de um Campus Olímpico na UFSCar , cuja carta de intenção com a prefeitura já teria sido assinada. O espaço iria proporcionar a inclusão social de toda a comunidade, além da realização cursos de educação física e fisioterapia.

“É um projeto inovador na medida em que não se restringe a um centro olímpico, mas que tem a universidade para levar conhecimento a toda a população”, argumentou.

A duplicação da rodovia SP-264 –onde funciona o campus de Sorocaba,foi outro assunto destacado.   Vereadores receberam um documento com um resumo das notícias de acidentes e mortes na estrada e reforçaram a importância do investimento para evitar novas ocorrências no local.

Novo Campus – Ao final da explanação Targino de Araujo Filho anunciou a implantação de um novo campus no município de Buri , a 130 quilômetros de Sorocaba,com a  anuência do Ministério de Educação.

Da tribuna o reitor seguiu, acompanhado pela ex-deputada federal pelo PT ,Iara Bernardi, até a sala de reuniões da Câmara ,onde conversou com jornalistas sobre o assunto.

Durante a coletiva, foi explicado que o novo campus surgiu diante da possibilidade da Instituição receber a doação de uma fazenda com 643 hectares, além de equipamentos agrícolas lá existentes.

A intenção é , até 2012, dar início a cinco cursos: agronomia, engenharia florestal, engenharia de produção industrial e geografia, com disponibilidade total de 400 vagas.