24/11/2010 11h19
 

Depois de prestar justa homenagem desse tipo a 23 personalidades, que graças à sua iniciativa receberam o título de cidadania sorocabana, chegou a vez do vereador Claudemir José Justi (PSDB) tornar-se cidadão de Sorocaba de direito: seu colega José Crespo (DEM - foto) acaba de protocolar na Câmara um projeto que lhe concede essa honraria.

 

Natural de Rafard, onde nasceu em 29 de outubro de 1951, Claudemir José Justi é casado com Claudete, tem dois filhos e um neto. Nas eleições de 2008, concorrendo a um segundo mandato, recebeu 1.489 votos e ficou como primeiro suplente do PSDB, tendo em julho assumido na Câmara a vaga deixada pelo vereador Paulo Francisco Mendes (PSDB), que assumiu a Secretaria de Governo e Relações Institucionais da Prefeitura.

 

Em seu primeiro mandato como vereador (de 1997 a 2000), Claudemir Justi reivindicou serviços de pavimentação de ruas e votou contra o projeto de lei do Executivo que culminou com a demissão de 947 funcionários da Prefeitura em estágio probatório. Elaborou também projeto de lei autorizando a Guarda Municipal a fazer a travessia de alunos nas portas das escolas. Em sua atuação parlamentar, conseguiu a instalação de equipamentos para tratamento da visão do diabético no ambulatório do Conjunto Hospitalar de Sorocaba.

 

Justi é autor dos projetos que deram origem às leis nº 6.086, de 7 de fevereiro de 2000 (que criou a meia-entrada para aposentados nos cinemas, teatros e espetáculos) e nº 5.489, de 11 de novembro de 1997 (que obriga teatros, cinemas, bibliotecas, ginásios esportivos, casas noturnas e restaurantes a manter poltronas ou cadeiras especiais para o uso de pessoas obesas).

 

Hoje aposentado, Claudemir Justi trabalhou na Fábrica Santo Antônio, Cimento Ipanema e Siderúrgica Nossa Senhora Aparecida/Villares. Em 1986, foi escolhido como “Operário Padrão Regional” em concurso promovido pelo Sesi e jornal O Globo e, no ano seguinte, como “Trabalhador Símbolo” pelo Sesi. Antes de assumir o mandato como vereador, ocupava o cargo comissionado de Diretor de Área da Prefeitura de Sorocaba.

 

Diabético, em 1995 fundou a Associação de Diabetes de Sorocaba, da qual foi presidente por mais de dez anos. Entre as ações que desenvolveu na entidade destacam-se medidas de descentralização do atendimento ao diabético na rede pública de saúde e campanhas preventivas para detecção precoce da doença, com o objetivo de facilitar o tratamento.

 

Foi presidente, por mais de 20 anos, da Sociedade Amigos de Bairros do Jardim Iguatemi, Leocádia, Morumbi, São Judas Tadeu e adjacências e, entre outras ações como líder comunitário, conseguiu o plantio de duas mil árvores na região.

 

Integrou, durante seis anos, a Comissão de Ética e Pesquisa da PUC de Sorocaba e foi presidente do Lions Clube Sorocaba Norte. Também participou do Encontro de Casais com Cristo nas Paróquias Santa Rita, São José Operário, Santa Rosália e São Benedito.

 

Foi por essa extensa folha de bons serviços prestados em prol da comunidade que o vereador José Crespo propôs a concessão do título de Cidadão Sorocabano ao seu colega Claudemir José Justi.

 

(Assessoria de Imprensa – vereador José Crespo – DEM)