18/11/2010 17h22
 

De autoria do vereador Antonio Carlos Silvano (PMDB), a data visa ressaltar a importância histórica do catolicismo para o país

 

Projeto de lei que institui o Dia do Catolicismo no município de Sorocaba, de autoria do vereador Antonio Carlos Silvano (PMDB), o Tonão Silvano, foi aprovado em primeira discussão na sessão ordinária desta quinta-feira (18), na Câmara Municipal. De acordo com o projeto, o Dia do Catolicismo será comemorado no último domingo de abril, em referência à primeira missa celebrada no Brasil em 26 de abril de 1500.

 

A proposta, segundo Tonão Silvano, é um reconhecimento à “contribuição inestimável do catolicismo na formação e unidade da nação”. Para o vereador, mesmo aqueles que discordam da Igreja Católica não podem desconhecer seu papel na história do país: “O ensino brasileiro nasceu com os jesuítas, assim como a saúde pública, por meio das Santas Casas. As artes — escultura, pintura, arquitetura, música, folclore — também tiveram originem no seio do cristianismo”.

 

Mesmo ressaltando que o catolicismo, “como toda instituição humana”, cometeu erros, Tonão Silvano enfatiza o trabalho da Igreja Católica em defesa da democracia, por meio da CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil), idealizada por Dom Helder Câmara e fundada em 1952. “A história da redemocratização do país contou a participação fundamental de líderes católicos, como Dom Paulo Evaristo Arns e Dom Helder Câmara”, salienta o vereador, que também enfatiza o papel social de leigos católicos, como a médica Zilda Arns.