18/11/2010 12h40
 

A Câmara realizou na manhã desta quinta-feira, 18, a 74ª sessão ordinária do ano. Após longo debate, os vereadores aprovaram em primeira discussão o projeto de lei de Tonão Silvano (PMDB - foto) que institui em Sorocaba o “Dia do Catolicismo”, a ser comemorado no último domingo do mês de abril.

 

Devido à ausência do autor, o vereador Anselmo Neto (PP) defendeu a proposta, segundo ele, pelos “serviços relevantes da Igreja Católica em todo o mundo, principalmente em Sorocaba que nasceu junto ao Mosteiro São Bento”.

 

O vereador Luis Santos (PMN) chegou a propor um projeto substitutivo mais abrangente e que englobasse todas as religiões cristãs, mas o projeto original é que foi aprovado. “Eu já poderia ter apresentado o Dia do Evangélico. Já que é para homenagearmos, que criemos o dia do Cristianismo, sem precisar criar um dia para cada religião”.

 

Também em primeira discussão, foi aprovado o projeto de Izídio de Brito (PT) que declara de Utilidade Pública o “Fórum Evangélico de Sorocaba e Região”. O diretor do Fórum, Getúlio Galvão de Souza, acompanhou a votação.

 

Em segunda discussão, os vereadores aprovaram o projeto de lei de José Francisco Martinez (PSDB) que torna obrigatória a construção de salas de cinema e teatro em novos centros comerciais com área superior a 30 mil metros quadrados. Segundo a proposta, as salas deverão ter capacidade mínima de 150 lugares. O projeto também se aplica aos centros comerciais que ampliarem sua área construída em mais de 10 mil metros quadrados.

 

Também em segunda discussão foram aprovados os projetos de Marinho Marte (PPS) que declara de utilidade pública a Associação dos Técnicos em Prótese Dentária de Sorocaba e Região e que adéqua a redação da Lei nº 9.112 sobre a concessão de prêmios e troféus a autores de trabalhos jornalísticos e publicitários.