16/11/2010 13h35
 

A presidente da Associação dos Ostomizados de Sorocaba e Região, Enilda Reis Fogaça (FOTO), esteve na Câmara durante a sessão desta terça-feira, 16. Aprovada no ano passado, a Lei nº 8691 de autoria do vereador João Donizeti (PSDB) instituiu o Dia dos Ostomizados, comemorado hoje, 16 de novembro. 

 

Fundada em 21 de julho de 2001 a associação, responsável por treinar, orientar, defender e proporcionar lazer e a reintegração na sociedade de ostomizados e familiares, ainda não possui sede própria.

 

“Falta local adequado para acomodar a equipe e atender adequadamente os ostomizados. Precisamos de ajuda do poder público e de empresários para aquisição da sede da associação”, disse Enilda, ostomizada há 8 anos, devido a um câncer do intestino.  

 

A ostomia é uma abertura feita no abdômen por meio de uma cirurgia que tem como objetivo desviar as fezes ou a urina usando bolsas especiais. “Queremos chamar os ostomizados que estão fechados em seu lares para que venham participar de nossas reuniões e vejam que podemos ter uma vida normal”, afirmou a presidente.

 

Vereadores pediram o envio do projeto de construção da sede e se comprometeram em ajudar através de emendas parlamentares.