12/11/2010 17h32
 

De autoria do vereador Helio Godoy (PTB), o projeto integra a ordem do dia de terça-feira (16)  

 

A “educação para o trânsito” poderá se tornar atividade extracurricular nas escolas municipais, numa parceria entre a Secretaria de Educação e a Urbes. É o que prevê projeto de lei de autoria do vereador Helio Godoy (PTB), que consta da ordem do dia da sessão ordinária de terça-feira (16), na Câmara Municipal, como matéria em primeira discussão, remanescente de sessões anteriores.

 

“O objetivo do projeto é contribuir com o desenvolvimento da mobilidade segura no município e, para isso, é preciso educar, desde já, as crianças e jovens”, afirma Helio Godoy. O vereador sustenta que as crianças tendem a se tornar “multiplicadores do bom comportamento no trânsito junto aos seus próprios pais, daí a importância da educação de trânsito nas escolas”.

 

O vereador observa que mais importante do que multar motoristas é educar o cidadão. “E isso deve ser feito o quanto antes, educando desde já, nas escolas, os futuros motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, para que tenhamos um trânsito mais humano”, afirma Helio Godoy (PTB). Preocupado com os problemas viários do município, o vereador entrou com representação no Ministério Público contra a Viaoeste visando melhorias das marginais.

 

Programa de Educação — Helio Godoy salienta que Sorocaba, ao se tornar “Cidade Saudável e Cidade Educadora”, com escolas em tempo integral, precisa complementar essa política adotando também a educação para o trânsito. “A cidade tem, hoje, quase 610 mil habitantes e uma frota de 280 mil veículos, que cresce a uma média de 7% ao ano. Só esse dado já justifica o nosso projeto”, argumenta.

 

O projeto de lei prevê a instituição de um programa de educação para o trânsito que contemple, entre outras, questões como a identificação do grau de periculosidade do trânsito por região escolar; a caracterização dos componentes de risco e acessibilidade universal no entorno e interior da escola; a identificação da escola e seu posicionamento em relação à hierarquia viária municipal e aos componentes demográficos.

 

Além disso, o projeto também prevê a realização de pesquisa com pais e alunos da rede de ensino com o objetivo de caracterizar o padrão de mobilidade, a percepção de riscos de trajeto e a identificação das principais rotas de acesso escolar. A participação dos alunos nas atividades de educação para o trânsito é voluntária e poderá contar com a participação de especialistas e pessoas da comunidade.