12/11/2010 13h25

Francisco França (PT) quer saber como está o andamento do convênio entre Sorocaba e Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania

O vereador Francisco França (PT), por meio de requerimento, está questionando a administração municipal sobre o andamento do convênio de Sorocaba com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), desenvolvido pelo Ministério da Justiça, visando o enfrentamento da criminalidade através de ações sociais.

De acordo com o vereador, atos em prol da segurança pública precisam ser intensificados, pois diariamente são noticiadas ações criminosas no município, bem como em todo Estado de São Paulo e em diversas regiões do país. França lembra que o programa do governo federal tem como prioridade a prevenção, buscando atingir as causas que levam a violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública.

Dois fatores importantes do programa foram destacados pelo vereador no requerimento: a valorização dos profissionais de segurança pública e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência.

De acordo com França, a partir da implantação do Pronasci no município, além do envolvimento da sociedade civil, as diferentes forças de segurança (civil e militar), o corpo de bombeiros e a Guarda Municipal são responsáveis pela execução do programa, todos sob a coordenação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, que, em Sorocaba, foi criado em 2009.

O vereador disse, ainda, que o governo federal investirá no programa 6,707 bilhões de reais até o fim de 2012, verba que para ele significa geração de resultados satisfatórios, porém, desde que haja engajamento dos municípios.

Baseado na proposta do programa do governo federal, França questiona como está sendo conduzido o convênio com o Pronasci no município desde a criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, além de solicitar a relação dos seus componentes e verbas recebidas.

(Assessoria de Imprensa do vereador Francisco França/PT)