Funcionários assistem a palestras para conhecer o trabalho de implantação que deverá durar nove meses
A Câmara de Sorocaba poderá ser umas das poucas do país a receber o certificado de qualidade ISO 9001. Para isso, o Legislativo sorocabano deu início à implantação do selo que deverá durar nove meses. Nesta quarta-feira, 27, os funcionários participam de palestras sobre a introdução da norma, ministrada pelo consultor Rogério Barros (FOTO), da Gescam - consultoria contratada pela Câmara para assessorar no processo de certificação.
“A norma ISO é muito parecida com uma lei e o trabalho da consultoria é interpretar essa norma e ajudar a Câmara a implantá-la”, explicou o consultor. “O certificado não pode ficar só no papel, deve trazer resultados práticos com a melhoria na qualidade do trabalho”, completou.
Para conquistar o ISO
Uma das exigências do modelo, a política de qualidade adotada pelo Legislativo de Sorocaba é de “melhorar continuamente, com qualidade e transparência para a satisfação do sorocabano”. Através da portaria nº 143/2010, foi criada a comissão para implantação do ISO. Na próxima semana, consultores estarão na Câmara para conhecer os departamentos e dar continuidade ao processo.
“A Câmara já vem desenvolvendo um trabalho de melhoria tanto na qualificação dos profissionais quanto no atendimento à população. A certificação ISO 9001 vai coroar esse processo otimizando o serviço e dando maior transparência aos atos do Legislativo, resultando inclusive em diminuição de custos e tempo o que deve tornar o trabalho desenvolvido pelos vereadores e pelos servidores cada vez melhor beneficiando assim todos os munícipes”, afirma o presidente Marinho Marte (PPS).
Apenas 15 Câmaras do país possuem o certificado, concedido a 600 mil empresas em todo o mundo. O ISO 9001 tem validade de três anos, após esse período é realizada auditoria anual de manutenção sob pena de perda da certificação.