22/10/2010 19h03
 

O consultor Luiz Marins, em palestra para os servidores da Câmara Municipal, analisou dados sociais e econômicos do município e ressaltou a importância do serviço público.

 

Como parte das comemorações do Dia do Servidor Público (28 de outubro), a Câmara Municipal, por meio de sua Secretaria de Comunicação, promoveu, na tarde de sexta-feira (22), palestra do consultor e professor Luiz Almeida Marins Filho. O presidente da Casa, vereador Marinho Marte (PPS), participou do evento, que contou com uma participação ativa dos servidores, fazendo várias perguntas ao palestrante. Antropólogo com cursos na Universidade de São Paulo e na Macquarie University, da Austrália, o professor traçou um panorama histórico, social e econômico de Sorocaba, situando o município no contexto nacional.

 

Antes da palestra, Marinho Marte entregou um diploma ao professor Luiz Marins, que agradeceu a homenagem e lembrou que guarda “com carinho e com muita honra” o título de Cidadão Emérito que também recebeu da Câmara Municipal. “É uma honra recebermos nesta Casa um filho de Sorocaba com essa projeção nacional e internacional. Isso mostra que a Câmara Municipal está no caminho certo, oferecendo palestras de qualidade para seus colaboradores”, afirmou o presidente da Casa. Também estiveram presentes os vereadores Anselmo Neto (PP) e Claudemir Justi (PSDB).

 

Autor de 25 livros, Luiz Marins foi professor de várias instituições de ensino superior em Sorocaba e no Estado, entre elas a Universidade Federal de São Carlos, além de ter sido secretário municipal de Educação e Saúde. O consultor, que também trabalhou na OIT (Organização Internacional do Trabalho), da ONU, e no governo federal (no MEC), foi taxativo na defesa do servidor público: “Sempre encontrei as pessoas de melhor formação no serviço público e não na iniciativa privada”. Luiz Marins também ressaltou a importância do Legislativo, que dos Três Poderes, “é o que se encarrega de pensar o futuro”.

 

Sorocaba do futuro — O palestrante deixou claro que a motivação para o trabalho se dá pela razão: “A pessoa precisa descobrir os motivos daquilo que faz”. Com o objetivo de mostrar a importância do setor público como um bem que pertence a todos e, portanto, deve merecer o zelo de cada um, o professor Luiz Marins observou que o servidor público é alguém que trabalha para si mesmo (pois também é cidadão), e paga seu próprio salário (pois também é contribuinte). “Hoje, as pessoas buscam no trabalho um sentimento de missão e proposta e o serviço público é o que tem mais condições de oferecer isso”, acrescentou.

 

Além das motivações internas de cada um, Luiz Marins procurou enumerar as motivações externas para um servidor público em Sorocaba, mostrando a importância do município nos contextos nacional e internacional e falando de sua história e de sua cultura. “Sorocaba é a 8ª cidade brasileira com maior potencial de consumo e figura sempre nas listas das cidades que mais geram emprego. Além disso, é a 4ª cidade paulista a receber novos investimentos e uma das mais atrativas do país, contando com uma indústria diversificada”, afirmou.

 

O professor também lembrou a importância de Sorocaba para a história brasileira, lembrando eventos históricos que tiveram a cidade como protagonista, como o bandeirantismo (que desbravou o país), o tropeirismo (que contribuiu para interligá-lo) e a Revolução Liberal de 1842. “Sorocaba e Copenhague, na Dinamarca, são das poucas cidades do Ocidente que nasceram em volta de um mosteiro. E o nosso é um dos mais preservados, além de ser um dos únicos no mundo que teve 350 anos de presença ininterrupta de monges”, afirmou. E arrematou: “Mesmo com um passado de glória, o futuro de Sorocaba é maior do que o seu passado”.