O consultor Luiz Marins, em palestra para os servidores da Câmara Municipal, analisou dados sociais e econômicos do município e ressaltou a importância do serviço público.
Como parte das comemorações do Dia do Servidor Público (28 de outubro), a Câmara Municipal, por meio de sua Secretaria de Comunicação, promoveu, na tarde de sexta-feira (22), palestra do consultor e professor Luiz Almeida Marins Filho. O presidente da Casa,
Antes da palestra, Marinho Marte entregou um diploma ao professor Luiz Marins, que agradeceu a homenagem e lembrou que guarda “com carinho e com muita honra” o título de Cidadão Emérito que também recebeu da Câmara Municipal. “É uma honra recebermos nesta Casa um filho de Sorocaba com essa projeção nacional e internacional. Isso mostra que a Câmara Municipal está no caminho certo, oferecendo palestras de qualidade para seus colaboradores”, afirmou o presidente da Casa. Também estiveram presentes os vereadores
Autor de 25 livros, Luiz Marins foi professor de várias instituições de ensino superior em Sorocaba e no Estado, entre elas a Universidade Federal de São Carlos, além de ter sido secretário municipal de Educação e Saúde. O consultor, que também trabalhou na OIT (Organização Internacional do Trabalho), da ONU, e no governo federal (no MEC), foi taxativo na defesa do servidor público: “Sempre encontrei as pessoas de melhor formação no serviço público e não na iniciativa privada”. Luiz Marins também ressaltou a importância do Legislativo, que dos Três Poderes, “é o que se encarrega de pensar o futuro”.
Sorocaba do futuro — O palestrante deixou claro que a motivação para o trabalho se dá pela razão: “A pessoa precisa descobrir os motivos daquilo que faz”. Com o objetivo de mostrar a importância do setor público como um bem que pertence a todos e, portanto, deve merecer o zelo de cada um, o professor Luiz Marins observou que o servidor público é alguém que trabalha para si mesmo (pois também é cidadão), e paga seu próprio salário (pois também é contribuinte). “Hoje, as pessoas buscam no trabalho um sentimento de missão e proposta e o serviço público é o que tem mais condições de oferecer isso”, acrescentou.
Além das motivações internas de cada um, Luiz Marins procurou enumerar as motivações externas para um servidor público em Sorocaba, mostrando a importância do município nos contextos nacional e internacional e falando de sua história e de sua cultura. “Sorocaba é a 8ª cidade brasileira com maior potencial de consumo e figura sempre nas listas das cidades que mais geram emprego. Além disso, é a 4ª cidade paulista a receber novos investimentos e uma das mais atrativas do país, contando com uma indústria diversificada”, afirmou.
O professor também lembrou a importância de Sorocaba para a história brasileira, lembrando eventos históricos que tiveram a cidade como protagonista, como o bandeirantismo (que desbravou o país), o tropeirismo (que contribuiu para interligá-lo) e a Revolução Liberal de 1842. “Sorocaba e Copenhague, na Dinamarca, são das poucas cidades do Ocidente que nasceram em volta de um mosteiro. E o nosso é um dos mais preservados, além de ser um dos únicos no mundo que teve 350 anos de presença ininterrupta de monges”, afirmou. E arrematou: “Mesmo com um passado de glória, o futuro de Sorocaba é maior do que o seu passado”.