21/10/2010 14h48
 

Em pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal, Geraldo Reis (PV) cobrou uma solução urgente para o problema de acesso ao patrimônio histórico

 

O vereador Geraldo Reis (PV) ocupou a tribuna na sessão ordinária desta quinta-feira (21) para cobrar a construção de uma passarela de acesso ao Casarão de Brigadeiro Tobias, que passa por processo de restauração. “A população quer o Casarão de volta. Ele está praticamente inacessível”, afirmou o vereador da tribuna, lembrando já ter feito diversas gestões junto à Prefeitura e à concessionária CCR Via Oeste, mas que, até o momento, o problema não foi solucionado nem há uma resposta concreta por parte dos responsáveis pela obra.

 

Segundo Geraldo Reis, para se chegar ao Casarão de Brigadeiro Tobias, os moradores do bairro precisam andar quase um quilômetro e a única rua que dá acesso ao prédio está cheia de mato e obstruída por uma cerca. “A resposta que me foi dada, nos meus insistentes pedidos de construção de uma passarela no local, é que já existe uma passarela de acesso ao bairro. Só que ela não dá acesso ao Casarão, que, como todos sabem, é o coração do bairro e tem importância histórica para todo o município”, afirma Geraldo Reis.

 

O Casarão de Brigadeiro Tobias foi construído no início do século XIX. O prédio, antes de ser desativado para a restauração, abrigava as atividades do Centro Nacional de Estudos do Tropeirismo. Presidente da antiga Província de São Paulo por duas vezes e fundador da Polícia Militar do Estado, Rafael Tobias de Aguiar (1794-1857), o Brigadeiro Tobias, foi administrador do Registro de Animais de Sorocaba e tesoureiro da Real Fábrica de Ferro de São João de Ipanema, tornando-se protagonista da Revolução Liberal de 1842.