Em pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal, Geraldo Reis (PV) cobrou uma solução urgente para o problema de acesso ao patrimônio histórico
O
Segundo Geraldo Reis, para se chegar ao Casarão de Brigadeiro Tobias, os moradores do bairro precisam andar quase um quilômetro e a única rua que dá acesso ao prédio está cheia de mato e obstruída por uma cerca. “A resposta que me foi dada, nos meus insistentes pedidos de construção de uma passarela no local, é que já existe uma passarela de acesso ao bairro. Só que ela não dá acesso ao Casarão, que, como todos sabem, é o coração do bairro e tem importância histórica para todo o município”, afirma Geraldo Reis.
O Casarão de Brigadeiro Tobias foi construído no início do século XIX. O prédio, antes de ser desativado para a restauração, abrigava as atividades do Centro Nacional de Estudos do Tropeirismo. Presidente da antiga Província de São Paulo por duas vezes e fundador da Polícia Militar do Estado, Rafael Tobias de Aguiar (1794-1857), o Brigadeiro Tobias, foi administrador do Registro de Animais de Sorocaba e tesoureiro da Real Fábrica de Ferro de São João de Ipanema, tornando-se protagonista da Revolução Liberal de 1842.