21/10/2010 13h03
 

Representantes de entidades utilizam a Tribuna Popular no início da sessão desta quinta-feira (21) para pedir apoio dos vereadores através de emendas parlamentares ao orçamento 2011. O presidente da Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais (ASAC), Alberto Streb, falou sobre as atividades realizadas gratuitamente com pessoas com deficiência visual de todas as idades, inclusive ofertando cursos profissionalizantes.

 

Para isso, a ASAC conta com uma equipe multidisciplinar composta de Terapeuta Ocupacional, Pedagoga, Professor de Braille, Técnica em Orientação e Mobilidade Psicóloga, Artesanato e Informática. A entidade tem por objetivo acolher sem discriminação a pessoa com deficiência visual possibilitando a ela maior grau de independência de locomoção e nas atividades cotidianas.  

 

Em seguida, o presidente da Casa de Espanha, Luis Ramires, pediu a ajuda dos vereadores ao projeto de reforma previsto para o primeiro semestre de 2011. As obras pretendem adequar as salas para a realização de cursos de língua espanhola e de cuidador de deficientes e idosos e aulas de danças típicas e também da cozinha para aulas de gastronomia, além da construção de área de lazer para as crianças.

 

Fundada há 3 anos, a Casa de Espanha conta com 300 sócios. Ramires agradeceu os vereadores que ajudaram na criação e reforma da Casa, principalmente o vereador José Francisco Martinez (PSDB) pelo “trabalho incansável” em prol da comunidade espanhola.

 

Segundo Luis Ramires Sorocaba é a primeira cidade do estado e a terceira do Brasil em números de espanhóis e descendentes com mais de 120 mil pessoas, ou um quinto da população do município.