19/10/2010 17h33
 

Proposta da iniciativa de alunos foi encampada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Marinho Marte (PPS), que a transformou em projeto de lei

 

Alunos da 8ª série do Ensino Fundamental da Escola Estadual Aggêo Pereira do Amaral elaboraram a minuta de um projeto de lei proibindo a exposição de cigarros, charutos e cigarrilhas nos estabelecimentos comerciais situados até 500 metros de distância de escolas públicas e particulares. Os estudantes procuraram o presidente da Câmara Municipal, vereador Marinho Marte (PPS), que encampou a proposta, transformada em projeto de lei que será deliberado na sessão desta quinta-feira (21).

 

“Na maioria dos estabelecimentos comerciais próximos das escolas, maços de cigarro são expostos junto com alimentos e bebidas destinados a crianças e adolescentes. Essa visibilidade estimula o vício precoce do cigarro, daí a importância dessa iniciativa dos estudantes, que fizemos questão de transformar em projeto de lei”, afirma Marinho Marte. De acordo com o projeto, os estabelecimentos deverão ter um espaço específico para a exposição de cigarros, cigarrilhas e charutos e os infratores ficarão sujeitos a multa de até R$ 5 mil reais.

 

A idéia de criar uma lei que proibisse a exposição de cigarros junto de produtos destinados ao público infantil e adolescente nas proximidades das escolas nasceu do Projeto “Cigarro? Apague Essa Idéia”, desenvolvido pelos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental da Escola Estadual Aggêo Pereira do Amaral. O projeto teve a coordenação da professora Célia Cristina Gonzales de Almeida, da coordenadora Valquíria Dias Molina e da diretora Filomena Alves Costa.