19/10/2010 17h08

Projeto de iniciativa do vereador Helio Godoy segue para o Executivo antes de retornar à pauta.

        Foi discutido na sessão desta terça-feira (19), o projeto de Lei do vereador Helio Godoy (PTB) que dispõe sobre a inclusão da “Educação para o trânsito" como atividade extracurricular nas escolas municipais.    

       A proposta do vereador visa possibilitar o processo permanente de educação para o trânsito, em toda a rede municipal de ensino de Sorocaba, preparando cidadãos como pedestres ou como motoristas.

      Em sua justificativa Godoy explicou que Sorocaba possui cerca de 300 mil veículos,  e um trânsito cada vez mais desordenado. “Ainda que existam ações punitivas dos agentes de trânsito, redutores de velocidade e radares espalhados pela cidade, nos deparamos com  inúmeros acidentes, seja por imprudência, ou falta de atenção de motoristas e de pedestres”.

     O vereador ressaltou ainda que o tema deverá ser transversal na escolas municipais, lembrando que as regras utilizadas no trânsito não servem apenas aos condutores, mas também aos pedestres e passageiros.  “Sorocaba já adotou a política de ‘Cidade Saudável’ e de ‘Cidade Educadora’, agora queremos que as crianças das escolas municipais possam aprender sobre leis e prevenção a acidentes de trânsito”, afirma Godoy.

     O projeto foi apresentado ao Secretário de Governo Paulo Mendes, que deverá encaminhar ao prefeito Vitor Lippi, para análise juntamente com o cópia de uma proposta que tramita no Senado , para  estabelecer diretrizes e bases do ensino nacional, dispondo sobre a educação para o trânsito na educação básica.

      A proposta do Senado altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). 

      De acordo com Godoy, o projeto deverá voltar para a pauta nos próximos 15 dias para votação e , se aprovado,  irá beneficiar cerca de 40 mil alunos da Rede Municipal de ensino.

(Assessoria de Imprensa do vereador Helio Godoy /PTB)