19/10/2010 14h47
 

A coordenadora da creche Especial Maria Claro, Miriam Almeida, utilizou a Tribuna Popular no início da sessão desta terça-feira, 19, para apresentar o trabalho desenvolvido com as crianças portadoras de deficiência múltipla.  

Fundada há 17 anos, a entidade atende crianças com alto grau de dependência desenvolvendo o trabalho social e terapêutico além de orientação familiar. “A sociedade está se estruturando para enxergar além da deficiência. Nós acreditamos na capacidade”, disse Miriam.  

A creche é a única do município que atende gratuitamente crianças com alto grau de comprometimento. Atualmente existem 48 crianças na lista de espera e 28 aguardando avaliação. Segundo a coordenadora, falta estrutura física e recursos humanos para melhorar o trabalho. A creche possui 15 salas de aula para as atividades pedagógicas além do trabalho de reabilitação.  

Com cerca de R$ 90 mil de despesas mensais, a creche é custeada com subsídio de prefeituras (40%) e pelo trabalho dos voluntários – mais de 100 pessoas, sendo 20 médicos. Para ajudar na ampliação do atendimento, o presidente da Câmara sugeriu uma emenda parlamentar coletiva dos vereadores.