Projeto de iniciativa do vereador Helio Godoy prevê “Educação no trânsito” para alunos da rede municipal
Será analisado na sessão desta terça-feira (19), em primeira discussão, o projeto de Lei do vereador Helio Godoy (PTB) que dispõe sobre a inclusão de atividade extracurricular de ensino da atividade “Educação para o trânsito" nas escolas municipais.
O parlamentar acredita que para a formação de bons motoristas é necessário que sejam incluídas na educação básica noções sobre trânsito, e o comportamento adequado para motoristas e pedestres.
“Sorocaba já adotou a política de ‘Cidade Saudável’ e de ‘Cidade Educadora’, agora queremos que as crianças das escolas municipais possam aprender sobre leis e prevenção a acidentes de trânsito”, afirma Godoy.
“Além da formação da criança como um futuro motorista, temos a convicção de que estas acabam passando para os pais aquilo que aprendem sobre a conduta adequada ao volante”, diz o vereador.
Godoy explica que Sorocaba possui cerca de 300 mil veículos, e um trânsito cada vez mais desordenado. “Ainda que existam ações punitivas dos agentes de trânsito, redutores de velocidade e radares espalhados pela cidade, nos deparamos com inúmeros acidentes, seja por imprudência, ou falta de atenção de motoristas ou de pedestres”.
Se aprovado, o projeto de Lei do vereador Helio Godoy irá beneficiar cerca de 40 mil alunos da Rede Municipal de ensino, que passarão a ter a atividade extracurricular.
O parlamentar salienta que tramita no Senado Federal , um projeto de Lei do senador Flávio Arns, que estabelece diretrizes e bases do ensino nacional, para dispor sobre a educação para o trânsito na educação básica.